UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Brasil

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
23º 3 4 8 15
Posição Ouro Prata Bronze Total
38º 17 21 38 76
Capital
Brasília
Idioma
Português
Área do território
8.514.876 km2
População
184 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB*
US$ 1,3 trilhão
Moeda
Real
Posição no IDH**
70º (0,800)

Gigante corre atrás do atraso esportivo impulsionado por verba federal

Nas Olimpíadas, o Brasil faz juz à letra de seu hino nacional: é um gigante deitado eternamente em berço esplêndido. Sua posição no medalheiro (38º) está bem abaixo de seu lugar no ranking de maiores países (5º), de maiores populações (5º) e de maiores economias (10º), situação semelhante à Índia, que está em 48º no quadro geral de medalhas, enquanto 7º em extensão territorial, é vice-campeão em população e 12º PIB do mundo.

Tudo por um histórico de descaso, diminuído nos últimos anos graças a patrocínios estatais, a verbas tiradas das loterias públicas e a incentivos fiscais. Por isso mesmo, o país subiu nas últimas três edições no mínimo dez vezes ao pódio, o que não acontecia anteriormente. A delegação que em Pequim tinha a missão de superar as 15 medalhas obtidas em Atlanta-1996, voltou para casa com a missão cumprida.

Com 15 medalhas e duas de ouro a menos do que em Atenas-2004, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, acredita que esta foi a melhor participação do Brasil na história das olimpíadas, já que "bateu três recordes antes mesmo do início dos Jogos. Chegamos com o recorde de número de atletas (277), maior número de mulheres (133) e maior número de modalidades em que participamos (32)".

Em Pequim, realmente muitos recordes foram batidos. Natália Falavigna na categoria acima de 67 kg transformou o taekwondo no 12º esporte a levar o Brasil ao pódio em 26 edições das Olimpíadas. O judô chegou a ficar duas semanas como a modalidade olímpica que mais medalhas rendeu ao Brasil, com 15 conquistas, mas foi ultrapassado pela elitista vela, que agora coleciona 19 prêmios e teve duas medalhas em Pequim. As velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan conquistaram a medalha de bronze, enquanto Robert Scheidt, conquistou a sua quarta medalha consecutiva ao ficar com a prata na classe Star. Revelando o fosso social em que divide a vela do terceiro colocado em número de medalhas, está o popular atletismo, que coleciona 14 prêmios.

O atletismo em Pequim protagonizou uma cena lamentável. Fabiana Murer falhou na prova de salto, quando teve o seu desempenho comprometido ao perder a vara de competição. A organização dos Jogos Olímpicos de Pequim anunciou depois da prova que o objeto foi encontrado entre o material das atletas que não passaram pela fase de classificação do salto com vara. Este foi um erro que custou a concentração da atleta, que teve que pedir alguma vara emprestada para poder competir. Mas se o esporte que fez história com Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João do Pulo quer esquecer o lamentável ocorrido, Maurren Maggi do salto em distância tem muitos motivos para comemorar. A saltadora conquistou a medalha de ouro do salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Diante destes esportes, Isabel Swan/Fernanda Oliveira, Ketleyn Quadros, Maurren Maggi e Natália Falavigna têm um ponto em comum: elas representaram a primeira medalha de uma mulher brasileira em suas respectivas modalidades. Ketleyn, Maurren e Natalia possuem ainda mais um dado em comum: ambas conquistaram a marca histórica de serem as primeiras atletas brasileiras a 'medalhar' em uma disputa individual. Maurren, no entanto, é a que conseguiu o maior feito, ela conquistou a medalha de ouro.

Por outro lado, a modalidade que mais caracteriza o país, o futebol, deixou para Londres a conquista do ouro olímpico. Eliminado da semifinal logo pelos nossos vizinhos argentinos, que bateram recorde de invencibilidade e de quebra levaram o bicampeonato olímpico, a seleção masculina amargou a medalha de bronze. Já a feminina, assim como como nos Jogos Olímpicos de Atenas-04, tiveram de se contentar com a prata. Com um gol de Lloyd marcado logo no início do tempo extra, as norte-americanas derrotaram o time de Marta e cia. por 1 a 0 e levaram o tricampeonato na China.

Mas, ao contrário de outros vizinhos na classificação olímpica como Quênia e Etiópia, o Brasil divide entre várias modalidades seus prêmios, com destaque para os esportes coletivos (com basquete e vôlei trazendo sete pódios, e futebol com seis).

O país estreou em Antuérpia-1920 com três medalhas no tiro (o ouro ficou para Guilherme Paraense), mas ao longo dos Jogos venceu e manteve certa tradição no judô, natação, hipismo e vôlei de praia – a medalha mais solitária é a do boxeador Servílio de Oliveira, bronze em 1968.

Astro

Folha Imagem

Robert Scheidt

O velejador Robert Scheidt coleciona dois ouros (1996 e 2004) e duas pratas (2000 e 2008) e até mudou de classe para novo desafio na carreira.

Curiosidade

Arquivo Folha

Muito pelo contrário

Alinhado com os EUA e sob ditadura militar, o Brasil não seguiu os vizinhos e furou o boicote para Moscou-1980: tudo para vender cereais à URSS.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: