UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Espanha

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
14º 5 10 3 18
Posição Ouro Prata Bronze Total
32º 29 39 27 95
Capital
Madri
Idioma
Espanhol
Área do território
504.782 km2
População
40,4 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista
PIB*
US$ 1,4 trilhões
Moeda
Euro
Posição no IDH**
13º (0,949)

Atrativa e forte, Espanha exalta a euforia esportiva de 2008

Muitas eram as credenciais da Espanha ao chegar para a disputa olímpica em Pequim-2008: atual campeã da Eurocopa no futebol, líder do ranking mundial da vela, atual campeã do mundial de basquete masculino e eufórica com as conquistas recentes do número 1 do mundo do tênis, Rafael Nadal. Ao final das competições em Pequim-2008, o país ficou na 14ª posição no quadro de medalhas, melhorando o 20º lugar em Atenas-2004.

Nem todas as apostas espanholas acabaram em ouro. O basquete masculino, por exemplo, foi o único a rivalizar com os campeões olímpicos do time norte-americano, mas teve que se contentar com uma medalha de prata.

Nadal confirmou sua excelente fase e saiu de Pequim campeão olímpico do torneio simples. Na classe tornado da vela, Fernando Echavarri e Anton Paz Blanco também conquistaram o ouro. Na canoagem, o recordista mundial David Cal, acabou com duas pratas, na categoria C1 1000 m e também na C1 500 m, que tiveram a participação do brasileiro Nivalter Santos. Na categoria K2 500 m masculina, os espanhóis conseguiram uma inédita medalha de ouro.

O favorito no triatlo Javier Gomez, que desembarcou na capital chinesa como líder do ranking da Federação Mundial de Triatlo e campeão do último mundial, nem mesmo esteve no pódio da modalidade.

Gervasio Angel, nome forte da ginástica artística no país, ouro em Sydney-2000 e Atenas-2004 no salto, ficou com a prata no solo em 2008.

O crescimento da Espanha no esporte é concomitante com a década de consolidação espanhola no bloco europeu. O país ocupa a maior parte da Península Ibérica, da qual também faz parte Portugal, e tem mais da metade do seu território constituído por planaltos. A região virou um atrativo turístico há alguns anos. Nas estatísticas, já esteve entre os países que mais recebe turistas do mundo e rivalizou com o charme da França.

Para os brasileiros é um dos destinos preferidos. Além disso, o futebol une os dois países. A Liga espanhola é considerada um dos maiores campeonatos de futebol do mundo, contando com dois dos clubes mais ricos do planeta, Real Madrid e Barcelona. No futebol, apesar de estar fora das Olimpíadas, o auge veio em junho com a conquista da Eurocopa.

O jovem Fernando Nadal, de 22 anos, despontou como grande nome espanhol no esporte em 2008. Em Pequim o tenista fez sua segunda participação em Jogos Olímpicos. Nadal tem 29 títulos de simples e, só em 2008, quando chegou a nº1 do mundo, garantiu o tetracampeonato de Roland Garros e o seu primeiro título em Wimbledon, torneio que o país não conquistava há 42 anos.

As conquistas no esporte parecem consolidar a volta espanhola ao cenário mundial. Pioneira na descoberta da América, os ibéricos ganharam lucro e fama com as grandes navegações. Depois, com o domínio da Inglaterra no comércio mundial, os espanhóis perderam força. No século 20 ainda passaram por uma ditadura do general Francisco Franco, que só chegou ao fim com a volta do Rei Juan Carlos I. O monarca, então príncipe, chegou a ser um atleta olímpico em Munique-1972 na vela.

Astro

Nir Elias/Reuters

Rafael Nadal

Tenista espanhol confirmou a excelente fase, saindo de Pequim-2008 como campeão olímpico na simples e nº 1 do mundo

Curiosidade

Jaime Reina/AFP

Rei esportista

O rei espanhol Juan Carlos I participou dos Jogos de Munique-1972 como integrante da equipe de vela

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: