UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Argélia

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
65º 0 1 1 2
Posição Ouro Prata Bronze Total
58º 4 1 7 12
Capital
Argel
Idioma
Árabe
Área do território
2.381.740 km2
População
33,8 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB*
US$ 131,6 bilhões
Moeda
Dinar
Posição no IDH**
104º (0,733)

Esporte vira bandeira da afirmação após independência sangrenta

Após ser colônia francesa por mais de 100 anos, os argelinos influenciados pelos próprios ideais revolucionários de seus colonizadores iniciam uma luta armada por sua independência, concluída em 1962. Poucos meses depois, o país já estava filiado à Fifa. Ter uma equipe nacional de futebol era a firmação da nação entre os africanos.

Tanto que a nova condição política do país ganhou notoriedade quando atletas argelinos de times franceses, formaram uma equipe chamada Revolucionário 11 e excursionou por 14 países de forma amistosa, usando o esporte como ferramenta de relações internacionais. Essa busca pela identidade através do esporte tinha comprovação histórica, pois antes de sua independência, muitos argelinos competiram defendendo as cores da França em grandes eventos como as Olimpíadas. O maior destaque disso foi o maratonista Mohammed El Quafi, que conquistou o ouro no atletismo em Amsterdã-1928.

Porém, apenas na década de 80 a Argélia aparece com grande destaque através do esporte e mais uma vez com o futebol. Na Copa do Mundo da Espanha em 1982, depois de uma boa campanha na primeira fase, a seleção foi eliminada, após alemães e austríacos combinarem um resultado que favorecia ambos em detrimento da surpresa africana. Astro daquela equipe, Rabah Madjer, mais tarde, iria jogar no Porto, de Portugal, e faria parte do grupo vencedor em 1987, que levou a Liga dos Campões da Europa e o Intercontinental de clubes.

Nos Jogos de Los Angeles, em 1984, a Argélia conquistava as primeiras medalhas olímpicas: dois bronzes no boxe. Após passar em branco em Seul, Hassiba Boulmerka venceu os 1.500 m de atletismo em Barcelona e garantiu o primeiro ouro para o seu país. O boxe, com Hocine Soltani (pena), ganhou mais um bronze. O desempenho nos Jogos cresceu gradativamente e em Atlanta-1996 vieram outros dois ouros. Noureddine Morceli triunfou mais uma vez os 1.500 m e Soltani, desta vez no peso leve, conquistou sua segunda medalha dourada. O boxe, no peso médio, trouxe mais um bronze.

Mas a maior glória viria quatro anos depois, quando o país registrou seu maior número de pódios: cinco no total. Mais um ouro nos 1.500 m, desta vez com Nuria Benida Merah, uma prata - a primeira da história - nos 5.000 m rasos, e três bronzes: nos 800 m rasos, no salto em altura e na categoria meio-médio ligeiro do boxe, esta a modalidade mais laureada do país. No entanto, esta ascensão argelina foi interrompida em Atenas-2004, quando o país não conquistou nenhuma medalha, o que não ocorria há 16 anos.

Na última edição dos Jogos, em Pequim, o país conquistou duas medalhas no judô. Na categoria até 90 kg, Amar Benikhlef ganhou medalha de prata, enquanto Soraya Haddad, ganhou o bronze na categoria até 52 kg.

Astro

Reuters

Tarek Boukensa

Na prova dos 1.500 m do atletismo, o fundista que ficou entre os 8 melhores nos últimos dois mundiais, não passou das semifinais em Pequim.

Curiosidade

EFE

Força local

Apesar da pouca idade como nação independente, a Argélia já sediou 2 das 11 edições dos Jogos Pan-Africanos através de sua capital, em 1978 e 2007.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: