UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Nigéria

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
61º 0 1 3 4
Posição Ouro Prata Bronze Total
66º 2 8 9 19
Capital
Abuja
Idioma
Inglês
Área do território
910.768 km2
População
138,2 milhões
Forma de governo
Presidencialismo
PIB*
US$ 166,8 bilhões
Moeda
Naira
Posição no IDH**
158º (0,470)

Região borbulhante, Nigéria volta a marcar a característica de surpresa

A surpresa foi arma da delegação nigeriana que chegou a Pequim com aproximadamente 30 pessoas. Não é de hoje que os atletas do país africano conseguem força extra para subir a pódios olímpicos quando não são considerados favoritos. Na China, não houve ouro, mas a participação superou a das últimas duas edições, totalizando três bronzes e uma prata.

Como esperado, o atletismo foi um cenário de medalhas para os nigerianos, que ganharam dois bronzes nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 400 m em Atenas. Desta vez, os bronzes vieram com o quarteto feminino dos 4 x 100 m e no salto em distância, com Blessing Okagbare. A curiosidade é que Blessing - seu nome quer dizer "abençoada", em inglês - não competiria a final e só entrou na disputa por meio da desclassificação de um atleta, pega em exame antidoping. Assim, ela conseguiu a terceira melhor marca, na mesma prova em que Maurren Maggi ficou com o ouro. O último bronze foi no taekwondo.

Outra boa demonstração de superação foi mais uma vez no futebol. Nestes Jogos, os nigerianos provaram sua tradição e só foram parados pela Argentina na final, por 1 a 0, ficando com uma honrosa medalha de prata. A modalidade tem triste lembrança para os brasileiros, devido ao ouro conquistado pela seleção masculina em Atlanta-1996. O time bateu o Brasil estrelado por Bebeto, Rivaldo e Ronaldo na semifinal por 4 a 3. Na decisão, venceu a mesma Argentina na final por 3 a 2.

O atacante Kanu foi a grande estrela do campeonato, autor do gol de ouro na prorrogação contra o Brasil. Surpresa para uns, confirmação para outros. A equipe que foi ouro era praticamente a mesma da Copa do Mundo de 1994, que derrotou Bulgária e Grécia na primeira fase e foi eliminada nas oitavas.

A motivação dos atletas para um bom desempenho nos Jogos e o descrédito do mundo nos nigerianos têm explicação na história do país. O caldeirão étnico nigeriano está sempre em ebulição. A nação apresenta diferentes culturas, com mais de 200 grupos étnicos, e religiões, com metade da população islâmica e a outra cristã. Junte-se a isso o fato da Nigéria ser o lugar mais populoso do continente africano, com 147 pessoas por quilômetro quadrado.

Independente só na década de 1960, quando conseguiu a liberação do Reino Unido, os nigerianos foram aos primeiros Jogos em Tóquio-1964. Depois disso, a região passou por sucessivos golpes e ocupações militares, além de uma guerra civil.

Com uma economia pouco diversificada, a receita da Nigéria está essencialmente baseada no petróleo. O país passa por dificuldades de se manter estável economicamente, já que é obrigado a importar alimentos para sua população em constante crescimento.

Astro

AP

Revezamentos

O destaque no atletismo ficou pelo bronze no revezamento 4 x 100m feminino. No masculino, Olusoji Fasuba (f) não conseguiu somar outra medalha.

Curiosidade

AP

Diversidade

O país possui mais de 200 etnias diferentes, cada uma com sua própria cultura e idioma. Mesmo que o inglês seja oficial, há mais 200 idiomas nas ruas.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: