UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Índia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
50º 1 0 2 3
Posição Ouro Prata Bronze Total
47º 8 4 5 17
Capital
Nova Déli
Idioma
Hindi e mais sete línguas oficiais
Área do território
3.287.590 km2
População
1,1 bilhão
Forma de governo
República Parlamentarista
PIB*
US$ 1,1 trilhão
Moeda
Rupia indiana
Posição no IDH**
128º (0,619)

Apesar de fracasso no hóquei, indianos voltam a comemorar um ouro

Apontada como a maior democracia do mundo, com o maior eleitorado, a Índia nas Olimpíadas tem sua história resumida a uma modalidade. Durante 28 anos, o país foi soberano nos gramados olímpicos. Não, não foi no futebol que os indianos se destacaram. A especialidade deles é o hóquei.

As conquistas aconteceram em meio às dificuldades que o país enfrentava para conseguir se libertar do domínio inglês, fato que acabou acontecendo em 1947, sob a liderança de Mahatma Gandhi. A Índia foi hexacampeã seguida de hóquei na grama entre os Jogos de Amsterdã-1928 e Melbourne-1956. Das 17 medalhas alcançadas na história dos Jogos Olímpicos, 11 foram no hóquei.

O país lamentou que foi a Pequim com baixa justamente nessa modalidade. Pela primeira vez desde a conquista de 1928, a equipe dos bastões não foi disputar as Olimpíadas. Os indianos nem sequer passaram pelas seletivas asiáticas para a modalidade. Tudo por causa da mudança do piso para a grama artificial, que prejudicou o aéreo estilo indiano nos gramados naturais e favoreceu os rasteiros europeus.

Apenas outras cinco modalidades integraram o quadro de medalhas olímpicas da Índia, antes de 2008. Norman Pritchard, no atletismo com duas pratas em Paris-1900, e Dadasaheb Jadhav, bronze na luta em Helsinque-1952, são exemplos disso. Neste ano, a Índia já brigava com o Paquistão pelo território da Caxemira.

Após conseguir se libertar do Reino Unido, o subcontinente indiano foi dividido entre a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana. Os dois países, desde então, brigam pela Caxemira, que foi anexada à Índia, contrariando a vontade da população local, que também é de maioria muçulmana.

A Índia é um dos países do mundo que mais tem se desenvolvido durante as últimas duas décadas. Após anos de estagnação econômica, o país já é apontado como uma das futuras potências do século 21, embora ainda enfrente problemas como o grande número de pobres, às agressões ao meio-ambiente e o alto nível de analfabetismo.

Ao contrário da vizinha China, a evolução econômica não veio acompanhada pelo intenso crescimento olímpico. A última medalha de ouro da Índia havia sido obtida em Moscou-1980, justamente pelo hóquei. Desde então, o país só conseguira três pódios. Dois bronzes: um em Atlanta-1996, com o tenista Leander Paes, que derrotou o brasileiro Fernando Meligeni na disputa pela medalha, e o outro em Sydney-2000 no levantamento de peso. Em Atenas-2004, conquistou a prata no tiro esportivo.

Os Jogos de Pequim vieram para mudar a sina dos indianos, que desta vez conseguiram três pódios. Após 28 anos, finalmente o hino do país pôde soar, feito que coube a Abhinav Bindra, no tiro esportivo (carabina de ar 10 m). Ele é o primeiro indiano campeão em disputas individuais e, para isso, desbancou favotiros como Qinan Zhu, campeão olímpico em Atenas-2004 e principal esperança do país-sede para a modalidade. Além disso, o boxe e a luta foram responsáveis por dois bronzes e a 50ª posição no quadro de medalhas.

Astro

Reuters

Anup Sridhar

O atleta de badminton esperava dar à Índia sua primeira medalha de ouro individual. Após derrotar o atual campeão olímpico em 2007, Sridhar falhou em Pequim.

Curiosidade

EFE

Ghandi, o sábio

Ouro em 1928, o time de hóquei na grama pediu que Ghandi fizesse um chamado à população por dinheiro. Ghandi respondeu: "O que é hóquei?"

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: