UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Canadá

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
19º 3 9 6 18
Posição Ouro Prata Bronze Total
21º 54 85 102 241
Capital
Ottawa
Idioma
Inglês e Francês
Área do território
9.984.670 km2
População
32,7 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista da Comunidade Britânica
PIB*
US$ 1,4 trilhões
Moeda
Dólar canadense
Posição no IDH**
4º (0,961)

Divisão de línguas e climas deixa Canadá separado também nos esportes

Dividido por seus dois idiomas oficiais (inglês e francês) e caracterizado pela diversidade geográfica, com férteis planícies ao sul (mais quente e povoado) e por vegetação selvagem ao norte, como a tundra, o Canadá não postula entre as maiores potências das Olimpíadas de Verão. Favorecido pelo clima de temperaturas baixíssimas, o país tem nas Olimpíadas de Inverno a sua maior força.

Por isso, os esportes canadenses são divididos basicamente pelos praticados no verão e no inverno. Na época mais fria do ano, o destaque é o hóquei no gelo, jogado em ginásios fechados e em temporadas de neve. O hóquei é o esporte número um do país. Já no verão, o lacrosse se sobressai entre as modalidades.

Nas últimas Olimpíadas de Inverno (2006), disputadas em Turim, na Itália, o Canadá foi o país que mais ganhou medalhas por número de disciplinas. Em 21 eventos, os canadenses conquistaram medalhas em 10, à frente da maior potência do esporte mundial, os Estados Unidos, que foram ao pódio em nove dos 21 eventos.

Segundo maior país em extensão territorial do mundo, menor apenas que a Rússia, o Canadá ganhou em Turim-2006 o dobro de medalhas do que conquistou nos Jogos de Atenas-2004. Foram 24 subidas ao pódio na Itália contra 12 na Grécia.

O desempenho nas Olimpíadas de Verão não entusiasma os canadenses. Em Atenas-2004, foram três ouros, seis pratas e três bronzes - desempenho pior que o brasileiro. Já em Pequim, repetiu-se o número de ouros, seguidos de nove pratas e seis bronzes, o que deixou o Canadá com a 19ª colocação no quadro de medalhas deste evento. Mesmo depois de sediar, os canadenses não se empolgaram com a disputa olímpica. Na única vez em que organizaram os Jogos, em Montreal-1976, os canadenses conseguiram ficar sem um ouro (com cinco pratas e seis bronzes).

Nas Olimpíadas de Pequim, os ouros vieram de lugares inesperados, como a equipe masculina de remo, categoria Oito com timoneiro, na luta livre até 48kg com a atleta Carol Huynh, e no salto individual do hipismo, com Eric Lamaze. Dois saltadores que chamavam a atenção dos canadenses antes dos Jogos saíram com medalha: Karen Cockburn, do trampolim acrobático e Alexandre Despatie, dos saltos ornamentais.

Karen Cockburn foi muito bem no trampolim acrobático, mas ela não contava com a dedicação chinesa para levar ouros. A atleta acabou com a prata e repetiu sua posição de Atenas-2004, enquanto a chinesa He Wenna ficou com a primeira colocação. Em Sydney-2000, Karen havia ficado com o bronze.

Despatie terminou com a prata no trampolim de 3 m. Com apenas 22 anos, ele se tornou um dos ícones da história dos saltos ornamentais do país. Despatie apareceu para o Canadá e o mundo ao se tornar o mais jovem atleta a vencer um evento mundial da modalidade. Aos 13 anos, em 1998, Despatie conquistou ouro nos Jogos de Commonwealth, na Inglaterra. No ano passado, o atleta foi campeão do Pan-Americano do Rio de Janeiro.

Astro

AP

Karen Cockburn

A atleta ficou com a prata em Pequim no trampolim acrobático, repetindo seu desempenho em Atenas-2004. Em Sydney-2000, Cockburn foi bronze.

Curiosidade

Reuters

Cadê todo mundo?

Apesar de ser o 2º maior país do mundo em extensão territorial, o Canadá tem a 4ª menor densidade demográfica, com apenas três hab/km2.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: