UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Rússia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
23 21 28 72
Posição Ouro Prata Bronze Total
14º 85 76 82 243
Capital
Moscou
Idioma
Russo
Área do território
17.075.200 km2
População
140,7 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB
US$ 1,2 trilhão*
Moeda
Rublo
Posição no IDH
67º (0,802)**

Governo exige, mas medalhas não chegam como no passado soviético

A Rússia sempre foi considerada uma potência do esporte (o país compete nos Jogos desde sua fase czarista). Principalmente quando entrou nos Jogos Olímpicos como União Soviética, o domínio do quadro de medalhas em conjunto com os Estados Unidos foi constante e durou décadas. No entanto, com o fim do regime socialista e a dissolução dos soviéticos em diversos países, o esporte russo sofreu com a falta de incentivo e a dispersão de seus técnicos.

Para Pequim, a missão russa era continuar seu suave crescimento desde Atlanta-1996 e não deixar que EUA e China se distanciem muito no quadro geral de medalhas, o que não aconteceu.

Os investimentos foram fortes no período pré-Olimpíadas. O presidente da Duma (o parlamento do país), Boris Gryzlov, anunciou que os recursos no esporte foram cerca de R$ 800 milhões e não poupou cobranças. "O Estado gastou, por isso temos de ter uma boa atuação. Necessitamos de vitórias e não apenas da participação", afirmou ele. Na estimativa do político, os russos teriam de conquistar de 30 a 40 medalhas de ouro, ficando bem acima das 27 conseguidas em Atenas, há quatro anos. O resultado final, porém, deixou a Rússia com apenas 23, seu pior desempenho desde Atlanta-96

A história de sucesso olímpico dos russos tem ligação direta com o passado soviético e a centralização do comando esportivo. Ausente dos Jogos nas décadas de 20, 30 e 40, e totalizando até então apenas oito medalhas, os soviéticos pularam diretamente para a segunda posição em Helsinque-1952, com 71 medalhas, contra 76 dos norte-americanos. Quatro anos depois, o país liderou pela primeira vez, encerrando a competição com 98 pódios, contra 74 dos Estados Unidos.

A partir daí, as duas maiores nações revezaram-se no topo. No entanto, a disputa fora do campo esportivo, com as brigas políticas e econômicas da Guerra Fria, causou dois boicotes. Em 1980, os norte-americanos se ausentaram em Moscou, momento de consagração dos soviéticos, que totalizaram 195 medalhas. Mas o troco veio em Los Angeles-1984, quando foram os soviéticos que não competiram. Depois disso, o fator mais marcante para os russos foi a dissolução da União Soviética, em 1991, gerando uma série de novos países.

Apesar de competir como integrante da C.E.I. (Comunidade dos Estados Independentes), em Barcelona-1992, contando com 12 países da antiga União Soviética, a queda já foi notável, indo de 132 medalhas em 1988 para 112. Só como Rússia, em 1996, o resultado foi ainda pior, caindo praticamente pela metade, com 63 pódios. Nos últimos dois Jogos, os russos voltaram a crescer, mas pouco. Ainda assim, conseguiram fazer frente aos Estados Unidos, mantendo-se próximos dos líderes.

Em Pequim, algumas modalidades se destacaram. As maiores forças do país ficaram concentradas na luta e no atletismo. Além disso, ciclismo, nado sincronizado e boxe também foram fontes de medalhas para a Rússia.

Astro

Reuters

Isinbayeva

Multirecordista no salto com vara, Yelena melhorou ainda mais sua marca ao saltar 5,04 m, e conquistou o bicampeonato.

Curiosidade

Divulgação

Bolshoi

A força e a precisão do esporte russos são refletidos em outras atividades culturais, como a música e a dança, que projetam o país internacionalmente.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: