UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Portugal

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
46º 1 1 0 2
Posição Ouro Prata Bronze Total
59º 3 6 11 20
Capital
Lisboa
Idioma
Português
Área do território
92 mil km2
População
10,6 milhões
Forma de governo
Democracia parlamentar
PIB*
US$ 223 bilhões
Moeda
Euro
Posição no IDH**
29º (0,897)

Portugal recorre a "colonizados" e mantém tradição no atletismo

País europeu pioneiro a se aventurar nas grandes navegações no século 15 e 16, Portugal conquistou colônias, como o Brasil, e desenvolveu seu comércio em escala mundial. Cinco séculos depois, no âmbito esportivo, Portugal também teve seus 'colonizados', que protagonizaram sua busca por medalhas nas Olimpíadas de Pequim.

O principal "estrangeiro" é o cabo-verdiano Nelson Évora, que conquistou a única medalha de ouro de Portugal em Pequim, no salto triplo. Foi rival direto de Jadel Gregório, que acabou em sexto lugar. No Mundial de 2007, em Osaka (Japão), Évora já havia deixado o brasileiro para trás, terminando em primeiro lugar, enquanto Jadel ficou em segundo.

Entre as mulheres, a representante do salto em distância Enezenaide Gomes, ou Naide, como é conhecida, chegou em Pequim como atual campeã mundial indoor da prova, e uma das grandes rivais da brasileira Maurren Maggi. Naide nasceu em São Tomé e Príncipe e chegou a disputar Sydney-2000 pela sua terra natal.

No Mundial de Valência, na Espanha, a portuguesa saltou 7 m, conquistando o ouro e estabelecendo a melhor marca do ano. Maureen, por sua vez, ficou com a prata. Mas, em Pequim, a história foi diferente. A brasileira saltou 7,04 m e ficou com a medalha de ouro, enquanto Naide fez apenas 6,29 m e não chegou sequer às finais.

Outro atleta "aportuguesado" é Francis Obikwelu, prata nos 100 m rasos em Atenas-2004, que chegou a disputar mundiais pela Nigéria em 1997 e 1999. Em Pequim-2008, Obikwelu apenas assistiu ao show de Usain Bolt, que levou ouro e recorde mundial. O português, assim como o norte-americano Tyson Gay, ficou nas semifinais.

Portugal já tinha tradição no atletismo, principalmente nas provas de fundo, que já rendeu ouros olímpicos. Exatamente 60 anos depois de sua estréia dos Jogos, em Paris-1924, Portugal levou Carlos Lopes ao ouro na maratona e estabeleceu um tempo em Los Angeles-1984 até hoje inalcançável. Neste mesmo ano, Rosa Mota levou o bronze. Quatro anos depois, a mesma Rosa Mota alcançaria o ponto mais alto do pódio em Seul-1988. Outro destaque, Fernanda Ribeiro levou o ouro nos 10.000 m em Atlanta-1996.

A segunda medalha de Portugal em Pequim foi a prata conquistada pela triatleta Vanessa Fernandes, campeã mundial em Hamburgo, na Alemanha, em 2007. Ao contrário dos outros destaques do esporte do país, Vanessa é 100% portuguesa: nasceu em Perosinho, freguesia de Vila Nova de Gaia.

Astro

AFP

Nelson Évora

Triplista é o atual campeão mundial e olímpico da prova. Superou o brasileiro Jadel Gregório em Pequim. Em Atenas-2004, não chegou à final

Curiosidade

Folha Imagem

São Silvestre

Rosa Mota é velha conhecida do povo brasileiro. Ela dominou a tradicional maratona paulista entre 1981 e 1986, e é a maior vencedora entre as mulheres.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: