UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Egito

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
81º 0 0 1 1
Posição Ouro Prata Bronze Total
51º 7 7 9 23
Capital
Cairo
Idioma
Árabe
Área do território
1.001.450 km2
População
81,7 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB*
US$ 127,9 bilhões
Moeda
Libra egípcia
Posição no IDH**
112º (0,708)

País que ergueu as pirâmides faz sucesso hoje levantando halteres

No país dos faraós, o levantamento de peso foi o esporte que mais trouxe medalhas. Em toda a história das Olimpíadas foram dez, sendo seis de ouro, duas de prata e duas de bronze. O atleta com maior número de conquistas olímpicas e na modalidade foi Ibrahim Shams, com um ouro em Londres, em 1948, e bronze em Berlim, em 1936.

Levantar peso parece sina dos egípcios. Construídas em meio ao deserto do Saara e consideradas uma das sete maravilhas da Antigüidade, os egípcios devem ter herdado a força de seus ancestrais, que tiveram trabalho para arrastar os grandes blocos que as compõem.

O pódio olímpico parecia ser uma miragem quando, depois de quatro Olimpíadas, o Egito conquistou cinco medalhas em Atenas. Além disso, conseguiu quebrar um tabu de 56 anos sem ganhar medalha de ouro com Karam Ibrahim, na luta greco-romana, categoria meio-pesados. No geral, o país ganhou 24 medalhas. Além dos halterofilistas, foram ao pódio seis lutadores, quatro boxeadores e dois saltadores e um judoca. Hesham Mesbah, medalha de bronze na categoria até 90 kg, conquistou a única medalha do país em Pequim. Mas engana-se quem acha que só com esportes individuais o país brilha.

A Federação Egípcia de Vôlei foi premiada pelo presidente Hosni Mubarak, já que a modalidade das cortadas foi considerada pelo segundo ano consecutivo como o melhor esporte do país. Esta gratificação foi dada graças ao bom desempenho da seleção masculina, que conseguiu a histórica classificação para uma Olimpíada. O time egípcio já tinha conseguido um feito já no ano passado, quando ganhou três partidas na Copa do Mundo, realizada no Japão em 2007, maior marca de um time africano. Porém, não foi em Pequim que eles conquistaram a primeira medalha olímpica em esportes coletivos. No grupo com Rússia e Brasil a seleção masculina perdeu os cinco jogos que disputou na fase de grupos.

A primeira participação olímpica foi em Estocolmo-1912, e a sua primeira medalha foi em Amsterdã, em 1928, quando conquistaram duas medalhas de ouro, uma no levantamento de peso e outra na luta greco-romana.

Sua história dentro das Olimpíadas também está marcada por duas interrupções históricas. A primeira devido ao boicote em Melbourne-1956, quando a Inglaterra e França estavam em conflito pelo Canal de Suez. A segunda, quando acompanhou o boicote dos norte-americanos em Moscou-1980.

Astro

AFP

Pentatlo Moderno

Aya Medany, duas vezes vice campeã mundial, ficou apenas com o décimo primeiro lugar nas Olimpíadas de Pequim

Curiosidade

Reuters

Mecenas olímpico

Na primeira Olimpíada, em 1896, Giorgios Averoff, membro da comunidade grega no Egito, pagou a reconstrução do estádio Panatheneum.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: