UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Uzbequistão

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
40º 1 2 3 6
Posição Ouro Prata Bronze Total
62º 3 3 5 11
Capital
Tachkent
Idioma
Uzbeque
Área do território
447.400 km2
População
28,2 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB
US$ 22,3 bilhões*
Moeda
Som
Posição no IDH
113º (0,702)**

Bons de briga, Uzbequistão fatura medalhas em todos os tipos de combate

Pense duas vezes antes de chamar um uzbeque para briga. Absolutamente todas as 11 medalhas conquistadas no breve histórico olímpico do país vieram em modalidades de luta. São elas luta livre, luta greco-romana, boxe e judô. O Uzbequistão é, antes de tudo, um país com um breve histórico em Olimpíadas, e com quadro de medalhas também bastante restrito. Estreando nos Jogos em Barcelona-1992, o país da Ásia Central acumula apenas 11 medalhas, sendo três delas de ouro.

A primeira medalha dourada veio em Sydney-2000, com a consagração do boxe uzbeque com o meio-médio-ligeiro Mahamadkadyz Abdullaev. Quatro anos depois, o país comprovou a fama com mais dois brigões campeões olímpicos: Alexandr Dokturishivili, na categoria leve da luta greco-romana, e Artur Taymazov, pesado da luta livre. O quatro de medalhas de Atenas-2004 não deixa dúvidas: das outras três medalhas, novamente a luta e o boxe brilharam.

Em Pequim-2008, não deve ser diferente. O judoca Abdullo Tangriev é uma das principais esperanças do Uzbequistão. Ele foi duas vezes medalha de bronze nos últimos mundiais em Osaka, Japão, e no Rio de Janeiro. Na China, ele será adversário do brasileiro João Gabriel Schlittler entre os pesados.

País independente desde 1991, o Uzbequistão participou de Barcelona-1992 sob a tutela da organização multinacional CEI (Comunidade dos Estados Independentes), ao lado de outras 11 nações. Naquele ano, a CEI conquistou 45 medalhas de ouro e 112 no total, superando os Estados Unidos no primeiro lugar do ranking geral. Após a queda da União Soviética, no entanto, o quadro de países nas Olimpíadas mudou radicalmente. Dezenas de novas nações emergiram após a fragmentação da potência comunista, entre elas o então desconhecido Uzbequistão.

Em Atlanta-1996, já independente e com sua própria delegação olímpica, as coisas não foram tão bem e o Uzbequistão voltou sem nenhuma medalha de ouro, uma prata e um bronze. O primeiro ouro como Estado independente veio na edição seguinte, em Sydney-2000, no boxe com o meio-médio-ligeiro Mahamadkadyz Abdullaev.

Astro

Folha Imagem

Regularidade

O judoca Abdullo Tangriev tem dois bronzes em Mundiais, venceu por três vezes o Campeonato Asiático, e é o destaque da delegação

Curiosidade

AFP

Desastre ambiental

Mar de Aral, lago na fronteira entre o Uzbequistão e o Cazaquistão, está secando após uma série de obras drenar os rios que o alimentavam

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: