UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Romênia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
17º 4 1 3 8
Posição Ouro Prata Bronze Total
15º 82 88 113 283
Capital
Bucareste
Idioma
Romeno
Área do território
237.500 km2
População
22,2 milhões
Forma de governo
República de sistema misto
PIB
US$ 166 bilhões*
Moeda
Leu
Posição no IDH
60º (0,813)**

Consagrada pela ginástica, Romênia vê tombar o reinado em Pequim

Depois da seqüência perfeita de Nádia Comaneci em Montreal-1976, recebendo nota 10 em todos os aparelhos, a Romênia ficou marcada na história dos Jogos Olímpicos como o país da ginástica. Mas o reinado não durou para sempre. Após a última consagração olímpica, em Atenas-2004, a Romênia presenciou o fim de sua soberania em Pequim, e a consolidação de potências recentes, como China, que terminou como líder na modalidade, e os Estados Unidos.

O ouro de Sandra Izbasa no solo foi a única oportunidade para que a bandeira romena tremulasse no lugar mais alto do pódio olímpico da ginástica artística em 2008. Depois de liderar a competição em 2004, com dez medalhas no total, sendo quatro de ouro, o país saiu de Pequim com apenas duas medalhas.

Ainda assim, a delegação romena de ginástica artística, com um ouro e um bronze (da equipe feminina), ficou na terceira colocação no quadro geral, atrás de EUA e China, que juntos ganharam 24 de 42 medalhas possíveis na modalidade.

O técnico da equipe olímpica, Nicolae Forminte, já afirmava antes mesmo de começar a Olimpíada que as chances da Romênia brilhar novamente na ginástica eram mínimas. "A ginástica do país está em crise. Os dias em que as jovens sonhavam em se tornar uma nova Nadia ficaram para trás." A ginasta conquistou cinco medalhas de ouro em Olimpíadas, três em Montreal e mais duas nos Jogos seguintes, em Moscou-1980.

Em Atenas-2004, Catalina Ponor foi a grande estrela da modalidade, com a conquista de medalhas de ouro na trave e no solo, prova que ficou marcada na memória dos brasileiros pela derrota de Daiane dos Santos, que ficou em quinto lugar.

No último Mundial de Stuttgart em 2007, as romenas ainda mantiveram o posto de líderes européias, mas avistaram uma prévia do que se repetiu este ano: terceiro lugar, atrás de Estados Unidos e China.

A queda dos favoritos

O ginasta Marian Dragulescu, campeão mundial no solo em 2006, foi uma decepção para a Romênia como foi o tombo de Diego Hypólito para o Brasil. O romeno, há mais de um ano fora de competições oficiais se recuperando de lesões, caiu nas duas provas que disputou – o solo, em que antecedeu Hypólito na ordem de apresentação, e no salto.

Menos badalado, o remo aparece em segundo lugar no número de conquistas olímpicas do país. São 37 medalhas no total, sendo 19 de ouro. Veterana na modalidade, Elisabeta Lipa se aposentou como a remadora mais condecorada na história dos Jogos Olímpicos, com cinco medalhas de ouro, duas de prata e um bronze. Ela subiu ao pódio em todas as Olimpíadas que disputou, entre Los Angeles-1984 e Atenas-2004.

Em Pequim, pode-se dizer que a atuação da Romênia na modalidade foi modesta. Foram um ouro e um bronze nas provas femininas, que deixaram o país na sexta posição no ranking da modalidade, empatado com China, Holanda, Polônia, Dinamarca, Alemanha, Belarus e França.

Em 2007 a Romênia deu um passo importante em sua história política ao ser integrada à União Européia. No século 20, com o término da Primeira Guerra Mundial e a desintegração dos impérios Russo e Austro-Húngaro, o país anexou os territórios da Transilvânia e Bessarábia. Após a Segunda Guerra, a Romênia tornou-se um Estado comunista sob influência da União Soviética, período que terminou com a queda do governo ditatorial de Nicolau Ceausescu em 1989.

Astro

Reuters

Em má forma

Marian Dragulescu ficou sem competir por mais de um ano por lesões, e decepcionou em Pequim com duas quedas, no solo e no salto

Curiosidade

AP

Drácula

Lendas fizeram com que Conde Drácula fosse um dos primeiros romenos a ganhar fama mundial. O famoso castelo na rodovia 73 é um ponto de visitação turística

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: