UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Grécia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
59º 0 2 2 4
Posição Ouro Prata Bronze Total
31º 30 40 34 104
Capital
Atenas
Idioma
Grego
Área do território
131.940 km2
População
10,7 milhões
Forma de governo
República parlamentarista
PIB*
US$ 314,6 bilhões
Moeda
Euro
Posição no IDH**
24º (0,926)

Após ser sede em 2004, tradicional evolução vira fracasso para os gregos

Conhecida por ser o país berço dos Jogos Olímpicos e por ter o privilégio de entrar em primeiro no desfile das delegações nas cerimônias de abertura, a Grécia teve um desafio a mais em Pequim e, curiosamente, relacionado com uma tradição nas Olimpíadas.

Ser sede de uma edição dos Jogos Olímpicos costumava ser a certeza de um empurrãozinho no quadro de medalhas. Como exemplo dos últimos Jogos, todos os países têm aproveitado a chance de investir no esporte em casa para, em futuras competições, seguirem crescendo. Foi assim com a Espanha, que após Barcelona-1992, passou de uma média de cinco medalhas para cerca de 15 por Olimpíadas.

Os Estados Unidos, potência do esporte, pouco sentiram o efeito em Atlanta-1996, mas, com a Austrália o fenômeno mais uma vez foi observado. Já como sede definida para 2000, o país passou de 27 medalhas em Barcelona para 41 em Atlanta. Em casa, com a ajuda da torcida, o recorde australiano, com 58, e a evolução foi comprovada na Grécia, quando a Austrália teve 49 pódios, crescendo em relação ao seu período pré-Jogos.

Os próximos a sentirem este efeito deveriam ser os gregos. A Grécia vinha de resultados pífios durante todo o século 20 e só cresceu a partir de Atlanta, com oito medalhas. A evolução continuou em Sydney (13 medalhas) e, finalmente, em Atenas. Foram 16 medalhas (seis ouros, seis pratas e quatro bronzes), encerrando a competição no 15º lugar, uma posição à frente do Brasil. A melhora foi impulsionada principalmente por modalidades como levantamento de peso, atletismo e ginástica, além da luta.

No entanto, a evolução da Grécia falhou totalmente na China. Um dos fatores para o desempenho pífio, sem medalhas de ouro e com apenas duas pratas e dois bronzes, ficou pelo pouco crescimento em casa, em 2004, e também pelos numerosos escândalos de doping no qual os atletas do país figuram. Em junho de 2008, 11 dos 14 levantadores de peso da seleção grega foram suspensos por doping, que teve envolvimento do técnico Christos Iakovou, historicamente detentor de grandes resultados na modalidade. Assim, nenhuma medalha foi registrada na modalidade.

As medalhas de prata acabaram indo para o taekwondo, com Alexandros Nikolaidis (até 80 kg), e o remo, no skiff duplo leve. Já o atletismo foi responsável por um bronze, com o triplista Hrysopiyi Devetzi, e a vela teve o outro terceiro lugar, na Yngling.

Antes, os gregos eram marcados apenas pela tradição histórica, na cultura ocidental e na própria prática das competições esportivas. A Antigüidade foi marcada pelo pensamento e pelo modo de vida em sociedade criado pelos gregos, com grandes nomes nos campos de estudo, como Platão, Sócrates e Aristóteles, o que influencia até hoje a civilização.

Apesar de não ter uma das delegações com melhor desempenho hoje em dia, o país é o mais importante quando se fala da história dos Jogos Olímpicos, afinal, foi o berço dos eventos esportivos deste tipo, ainda na Antigüidade. Desde o século 8 a.C., os gregos já competiam nos moldes atuais, mostrando a importância do vigor físico aliado ao pensamento para aquela civilização.

Não é só nos tempos antigos a importância do país, já que a primeira edição olímpica da Era Moderna teve como palco Atenas, renascendo uma tradição que havia se perdido por 1.500 anos. No dia 6 de agosto de 1896, diante de 60 mil espectadores, foram abertos os primeiros Jogos Olímpicos modernos.

Astro

AP

Ilias Iliadis

Depois do ouro em Atenas, o judoca Ilias Iliadis chegou como esperança de medalha e também foi o porta-bandeira do país em Pequim

Curiosidade

AFP

Futebol

Palco das primeiras Olimpíadas, o esporte mais tradicional da Grécia hoje é o futebol, principalmente após o título da Eurocopa-2004

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: