UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Nova Zelândia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
26º 3 1 5 9
Posição Ouro Prata Bronze Total
30º 33 14 30 77
Capital
Wellington
Idioma
Inglês
Área do território
268.680 km2
População
4,1 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista da Comunidade Britânica
PIB*
US$ 128,1 bilhões
Moeda
Dólar neozelandês
Posição no IDH**
19º (0,943)

Nova Zelândia domina ao ar livre e cresce após Pequim

A Nova Zelândia é conhecida no Brasil e no mundo por ser a terra dos esportes radicais. Graças a sua região geograficamente favorável, os neozelandeses adaptaram o terreno e se tornaram especialistas em esportes ao ar livre. Desse modo, a equipe olímpica vem conseguindo bons resultados na canoagem, remo, ciclismo, triatlo, hipismo e vela (o país é considerado a Meca dos velejadores, com um barco por habitante).

As maiores conquistas do país vêm destas modalidades. Nas últimas cinco edições dos Jogos, antes de Pequim, a Nova Zelândia conseguiu 16 medalhas das 25 conquistadas deste modo, ou seja, foram responsáveis por 64% do quadro de medalhas do país.

Em Pequim não foi diferente. Apesar de manter os mesmos três ouros de quatro anos antes, o total de medalhas aumentou, indo de cinco para nove: foram três ouros, uma prata e cinco bronzes, o que rendeu a 26ª posição no quadro de medalhas, três atrás dos brasileiros.

Em Atenas-2004, no remo, Georgina Evers e Caroline Evers, levaram o ouro. Favoritas para repetir o feito, elas não decepcionaram na China. Já na vela, a aposta se concentrou em Hamish Pepper e Carl Williams, campeões mundiais de 2006. No entanto, quem brilhou foi Tom Ashley, no RS:X. Completando, o atletismo rendeu o último posto no lugar mais alto do pódio, com Valerie Vili vencendo o arremesso de peso feminino.

No ciclismo, o velódromo rendeu a única prata e um bronze, com Hayden Roulston na perseguição e na mesma prova por equipes, respectivamente. Outra prova tradicional, o triatlo acabou apenas com um bronze, conquistado por Bevan Docherty na disputa masculina

A primeira participação da Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos foi em Londres-1908, em conjunto com a Austrália, mas a estréia, como país único, foi na Antuérpia-1920. A primeira medalha olímpica, porém, só veio nos Jogos de Amsterdã, em 1928, com o pugilista Edward Morgan. Com três medalhas de ouro, o corredor Peter Snell é o maior vencedor do país, feito que o coroou como o atleta neozelandês do século, em 2000.

Os primeiros a habitar as terras neozelandesas foram os maoris. Colonizados por europeus, os chefes maoris assinaram o Tratado de Waitangi, em 1840, autorizando a instalação dos britânicos no país e permitindo que eles o governassem, contando que respeitassem o controle de suas terras e recursos. Porém, o tratado não foi respeitado e muitos maoris tiveram as suas terras confiscadas. Depois da influência do cristianismo e da escrita, eles tentam, desde a década de 1970, resgatar a cultura tribal e reaver suas terras, pedindo ao governo que faça valer o tratado. Ficou como resquício a dança ameaçadora haka, que a seleção de rúgbi do país, os All Blacks, faz ao começo de cada jogo.

Astro

Reuters

Veterano

Credenciado à sua sétima Olimpíada aos 52 anos, Mark Todd, bicampeão olímpico, competiu no hipismo (CCE) mas não chegou ao pódio.

Curiosidade

Reuters

Hollywood

Composto principalmente por ilhas, a Nova Zelândia serviu de set para as filmagens do filme Senhor dos Anéis devido à bela paisagem de montanhas.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: