A Nova Zelândia é conhecida no Brasil e no mundo por ser a terra dos esportes radicais. Graças a sua região geograficamente favorável, os neozelandeses adaptaram o terreno e se tornaram especialistas em esportes ao ar livre. Desse modo, a equipe olímpica vem conseguindo bons resultados na canoagem, remo, ciclismo, triatlo, hipismo e vela (o país é considerado a Meca dos velejadores, com um barco por habitante).
As maiores conquistas do país vêm destas modalidades. Nas últimas cinco edições dos Jogos, antes de Pequim, a Nova Zelândia conseguiu 16 medalhas das 25 conquistadas deste modo, ou seja, foram responsáveis por 64% do quadro de medalhas do país.
Em Pequim não foi diferente. Apesar de manter os mesmos três ouros de quatro anos antes, o total de medalhas aumentou, indo de cinco para nove: foram três ouros, uma prata e cinco bronzes, o que rendeu a 26ª posição no quadro de medalhas, três atrás dos brasileiros.
Em Atenas-2004, no remo, Georgina Evers e Caroline Evers, levaram o ouro. Favoritas para repetir o feito, elas não decepcionaram na China. Já na vela, a aposta se concentrou em Hamish Pepper e Carl Williams, campeões mundiais de 2006. No entanto, quem brilhou foi Tom Ashley, no RS:X. Completando, o atletismo rendeu o último posto no lugar mais alto do pódio, com Valerie Vili vencendo o arremesso de peso feminino.
No ciclismo, o velódromo rendeu a única prata e um bronze, com Hayden Roulston na perseguição e na mesma prova por equipes, respectivamente. Outra prova tradicional, o triatlo acabou apenas com um bronze, conquistado por Bevan Docherty na disputa masculina
A primeira participação da Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos foi em Londres-1908, em conjunto com a Austrália, mas a estréia, como país único, foi na Antuérpia-1920. A primeira medalha olímpica, porém, só veio nos Jogos de Amsterdã, em 1928, com o pugilista Edward Morgan. Com três medalhas de ouro, o corredor Peter Snell é o maior vencedor do país, feito que o coroou como o atleta neozelandês do século, em 2000.
Os primeiros a habitar as terras neozelandesas foram os maoris. Colonizados por europeus, os chefes maoris assinaram o Tratado de Waitangi, em 1840, autorizando a instalação dos britânicos no país e permitindo que eles o governassem, contando que respeitassem o controle de suas terras e recursos. Porém, o tratado não foi respeitado e muitos maoris tiveram as suas terras confiscadas. Depois da influência do cristianismo e da escrita, eles tentam, desde a década de 1970, resgatar a cultura tribal e reaver suas terras, pedindo ao governo que faça valer o tratado. Ficou como resquício a dança ameaçadora haka, que a seleção de rúgbi do país, os All Blacks, faz ao começo de cada jogo.
Credenciado à sua sétima Olimpíada aos 52 anos, Mark Todd, bicampeão olímpico, competiu no hipismo (CCE) mas não chegou ao pódio.
Composto principalmente por ilhas, a Nova Zelândia serviu de set para as filmagens do filme Senhor dos Anéis devido à bela paisagem de montanhas.
* Dados: The World Factbook - CIA
** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007