UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Croácia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
57º 0 2 3 5
Posição Ouro Prata Bronze Total
60º 3 4 5 12
Capital
Zagreb
Idioma
Croata
Área do território
56.542 km2
População
4,4 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB*
US$ 51,3 bilhões
Moeda
Kuna
Posição no IDH**
47º (0,850)

Croácia sai de Pequim frustrada e sem ouros

Foi uma Olimpíada para os croatas esquecerem. Não só pela ausência de ouros, que deixou o país com a 57ª colocação no quadro geral, mas principalmente pela frustração de seus principais ídolos esportivos, que não brilharam conforme o previsto. Desde seleção masculina de handebol, campeã olímpica em Atenas-2004, até a festejada saltadora Blanka Vlasic, os croatas não tiveram o desempenho que esperavam.

Mesmo com a participação do craque Ivano Balic, eleito duas vezes o melhor jogador do ano pela Federação Internacional de Handebol (IHF), a equipe croata caiu na semifinal contra a França, que acabou levando o ouro. Na decisão do bronze, uma partida muito equilibrada contra a Espanha, os croatas não conseguiram conter o ataque espanhol e acabaram com o quarto lugar.

O pólo aquático teve um destino pouco louvável para quem já havia vencido a campeã Hungria no último Campeonato Mundial, em Melbourne-2007. Os croatas viram sua seleção masculina cair diante da pouco tradicional Montenegro nas quartas-de-final.

A grande esperança no atletismo também decepcionou. Blanka Vlasic chegou na Olimpíada com uma campanha impecável. Este ano, Blanka havia vencido todos os torneios que disputou, o que lhe conferia a primeira posição no ranking geral feminino, à frente inclusive da russa Yelena Isinbayeva, do salto com vara. No Meeting de Madri, em julho, a croata cravou sua melhor marca do ano, com 2,06 m, mas em Pequim, Blanka parou nos 2,05 m, que só alcançou no segundo salto. O que ela não contava era que a belga Tia Hellebaut também alcançaria a marca, e de primeira, o que lhe garantiu o ouro. Blanka ainda tentou quebrar o recorde mundial, saltando 2,07 m, mas errou suas três tentativas e terminou com a medalha de prata.

Mas nem tudo foi triste para os croatas. Algumas de prata e bronze parecem ganhar um brilho a mais quando o atleta em questão não estava entre os favoritos e mesmo assim, subiu ao pódio. O ginasta Filip Ude chegou discretamente na competição e só não ficou com o ouro no cavalo com alças porque havia um chinês - muito bem preparado - em seu caminho, Qin Xiao.

Uma croata foi responsável por uma baixa no taekwondo brasileiro. Martina Zubcic enfrentou Débora nunes nas quartas-de-final e acabou levando a melhor, numa virada rápida decidida no golden score. A croata perdeu a semifinal para a turca Azize Tanrikulu e ficou com o bronze ao vencer a taiwanesa Li Wen Su

Antes de 1991, quando Croácia, Sérvia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Eslovênia formavam a Iugoslávia, o país era uma verdadeira potência esportiva. Após a fragmentação, contudo, os pequenos Estados eslavos enfraqueceram esportivamente com a divisão de suas equipes. A Croácia, contudo, herdou parte da força iugoslava em esportes coletivos masculinos. Das quatro Olimpíadas disputadas como país independente, os croatas levaram a prata no basquete em Barcelona-92 (perdendo para o Dream Team norte-americano); ouro no handebol e prata no pólo-aquático em Atlanta-1996; e ouro outra vez no handebol em Sydney-2000.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi formado o Estado Independente da Croácia, alinhado às forças do Eixo. O movimento de resistência liderado pelo Partido Comunista terminou por levar seu líder, general Tito ao governo da recém-criada Iugoslávia Democrática Federal, que unificava aqueles povos eslavos dos Bálcãs. A morte de Tito fragmentou o país e causou discórdia e guerras, principalmente entre sérvios e croatas. Atualmente, a região vive uma tranqüilidade baseada mais em tolerância que no respeito mútuo entre seus povos.

Astro

AFP

Amarga prata

Blanka Vlasic, favorita no salto em altura, falhou na primeira tentativa dos 2,05 m e acabou ficando com o segundo lugar

Curiosidade

Divulgação

Atração

Crescimento econômico recente se deve ao turismo. Com praias de pedras e águas cristalinas, o litoral tem uma das mais belas paisagens do Mediterrâneo.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: