UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Estados Unidos

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
36 38 36 110
Posição Ouro Prata Bronze Total
897 690 603 2190
Capital
Washington
Idioma
Inglês
Área do território
9.826.630 km2
População
303,8 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB*
US$ 13,8 trilhões
Moeda
Dólar
Posição no IDH**
12º (0,951)

Phelps consegue consagração em edição que EUA perdem reinado

Líder do quadro de medalhas em 15 das 25 edições olímpicas, detentor de mais de 800 ouros, 2.180 medalhas olímpicas (mais que o dobro da União Soviética, segunda colocada) e maior vencedor em 11 das 34 modalidades atualmente no programa das Olimpíadas. Os números impressionam e indicam a força dos EUA na maior competição poliesportiva. O país só não conquistou medalha de ouro em dez modalidades, sendo que em apenas cinco delas os norte-americanos jamais foram ao pódio: badminton, ginástica rítmica, handebol, tênis de mesa e trampolim acrobático.

Mesmo quando não foi o primeiro em medalhas, os EUA sempre terminaram a edição entre os três melhores, exceção feita obviamente aos Jogos de Moscou-1980, quando boicotaram a edição em meio à Guerra Fria. Até aquele momento, aliás, houve um equilíbrio entre norte-americanos e soviéticos, com quatro triunfos para a potência capitalista e seis para a socialista. Entre o final da década de 1940 e da década de 1980, o país teve também na Alemanha Oriental um grande oponente, tendo ficado em terceiro em Montréal-1976 e Seul-1988.

Neste período também a política norte-americana invadiu a arena olímpica com o protesto de Tommie Smith e John Carlos no pódio dos 200 m rasos na Cidade do México-1968. Eles vestiram luvas negras e ergueram o punho em alusão ao movimento dos Panteras Negras. No mesmo ano, o país chorava a morte do líder Martin Luther King, que brigava pela igualdade racial. Os velocistas foram punidos, mas os EUA já tinham um negro para reverenciar: Jesse Owens, que nos Jogos de Berlim-1936, venceu quatro provas na edição marcada pela propaganda nazista de Adolf Hitler.

Além de Owens, outros dois ícones norte-americanos na história olímpica são Carl Lewis e Mark Spitz. Com nove ouros na história, eles dividem com a ginasta soviética Larissa Latynina o posto de maiores vencedores dos Jogos. Porém esta marca tem um novo dono após os Jogos de Pequim: o nadador Michael Phelps, que levou seis ouros em Atenas-2004 e fez história ao obter mais oito na China. O aproveitamento de 100% na capital chinesa fez de Phelps o maior vencedor em uma única edição, feito que pertencia a Spitz, com sete ouros em Munique-1972.

Se não bastasse o nadador, o país ainda brilhou no basquete (LeBron James e Kobe Bryant, astros da NBA, lideraram o time ao ouro) e no vôlei de praia (com as duplas Walsh/May e Rogers/Dalhausser). Apesar do sucesso de suas principais estrelas, os norte-americanos não evitaram uma inédita derrota para a China, que em nenhum momento escondeu o desejo de terminar pela primeira vez na frente da superpotência no quadro de medalhas. Foi uma derrota amarga para o país que notoriamente tem os maiores patrocinadores dos Jogos, recebeu a maior cota de televisão e investiu bilhões para ser o líder do quadro de medalhas pela quarta vez consecutiva, sem sucesso.

Astro

AP

Walsh e May

Ouro em Atenas, a dupla do vôlei de praia monopolizou as atenções da modalidade e levaram o bi na arena em Pequim

Curiosidade

Folha Imagem

Tabu

Hóquei na grama, judô, pentatlo moderno, pólo aquático e triatlo já tiveram atletas dos EUA premiados em Olimpíadas, mas nunca com o ouro

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: