UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
EFE
Explosão de bomba em parque no centro de Atlanta deixou dois mortos e mais de 100 pessoas feridas
Poster
Reprodução
Medalha
Reprodução
Ficha
Quando:
19/07/1996 a 04/08/1996
Países participantes:
197
Total de atletas:
10.318 (m: 6.806, f: 3.512)
Participação do Brasil:
25º lugar
Total de modalidades:
26
Total de medalhas distribuídas:
842

Ato terrorista abala comemoração comercial do centenário olímpico

Os Jogos do Centenário das Olimpíadas deveriam ter sido realizados em Atenas, na Grécia. No entanto, acabaram cedidos a Atlanta, na Geórgia, pela pressão exercida pela Coca-Cola, que tem sede na cidade. Com a participação de mais de 10 mil atletas e 197 países, os Jogos deram novo passo ao gigantismo, mas os problemas de segurança deram brecha a um episódio que abalou a competição.

Na madrugada do dia 27 de julho, uma explosão no Parque Centenário, no centro da cidade, deixou dois mortos e mais de 100 feridos. O incidente gerou uma onda ainda maior de críticas aos Jogos, já que a presença de 35 mil soldados e o FBI não impediram o ato terrorista.

O presidente norte-americano Bill Clinton prometeu tomar todas as medidas necessárias para proteger os atletas. Umas três horas após a explosão, o Comitê Olímpico Internacional reagiu através de seu vice-presidente, o príncipe Alexandre de Merode, que garantiu a continuidade dos Jogos. No dia seguinte, as competições se realizaram normalmente, após um minuto de silêncio em cada uma das instalações. Outros problemas foram o calor intenso de Atlanta e o grande congestionamento.

Vôlei de praia põe mulheres no topo

Com sua maior delegação na história das Olimpíadas, o Brasil conseguiu em Atlanta seu melhor desempenho nos Jogos, desde sua estréia em 1920. Com 225 atletas, o Brasil garantiu 15 medalhas, três ouros, três pratas e nove bronzes.

Com direito a final regional, Jacqueline e Sandra, do vôlei de praia, tornaram-se as primeiras brasileiras a ganhar um ouro olímpico. Na decisão, a dupla venceu Mônica e Adriana Samuel, medalhistas de prata. Na quadra, a equipe feminina ficou com o bronze ao derrotar a Rússia.

O esporte que mais rendeu pódios foi a vela: Robert Scheidt e Torben Grael levaram ouro nas classes Laser e Star; Lars Grael e Kiko Pellicano terminaram em terceiro lugar na Tornado. Pela terceira edição consecutiva dos Jogos, o judô também fez uma boa participação. Aurélio Miguel, na categoria meio-pesado, e Henrique Guimarães, entre os meio-leves, trouxeram dois bronzes.

No futebol, o time de Zagallo tinha Dida, Bebeto, Ronaldo, Aldair, Rivaldo e Roberto Carlos, mas não cumpriu as expectativas. A seleção perdeu para a Nigéria por 4 a 3 nas semifinais, e derrotou Portugal e se contentou com o terceiro lugar. Já a seleção feminina foi a quarta colocada.

Outros dois quartetos completaram a lista de medalhas brasileiras. Róbson Caetano, André Domingos, Arnaldo de Oliveira e Édson Luciano puseram o atletismo novamente no topo depois da apagada atuação em 1992, e levaram o bronze no 4 x 100 m rasos. NO hipismo, a equipe formada por Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, André Johannpeter e Luiz Felipe Azevedo também ficou em terceiro lugar nos saltos.

Com a desistência de Cuba, o handebol brasileiro também foi a Atlanta, e terminou na 11ª colocação entre os 12 participantes, com apenas uma vitória, sobre o Kuait e um empate contra a Argélia.

Compartilhe: