UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Indonésia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
42º 1 1 3 5
Posição Ouro Prata Bronze Total
54º 5 8 7 20
Capital
Jacarta
Idioma
Bahasa indonésio
Área do território
1.919.440 km2
População
237,5 milhões
Forma de governo
República com sistema misto
PIB*
US$ 432,9 bilhões
Moeda
Rupia indonésia
Posição no IDH**
107º (0,728)

Badminton segue como sinônimo de medalhas para a Indonésia

A primeira participação em Olimpíadas foi tardia, em Helsinque-1952. Assim como a primeira medalha, em Seul-1988. Mas, desde então, a Indonésia conquista pelo menos quatro medalhas em cada edição dos Jogos Olímpicos, com destaque para o badminton.

Não foi diferente em Pequim, em que o total de medalhas foi de cinco, sendo que três foram da modalidade - uma de cada cor. Apesar de sua principal estrela, Taufik Hidayat, ficar fora do pódio, e a China ter roubado espaço no badminton, o país seguiu mostrando sua tradição e também mostrou qualidade com os dois bronzes no levantamento de peso.

Quarto país mais populoso do mundo, a Indonésia não figurava nem entre os 100 países mais bem colocados no quadro geral das Olimpíadas até os Jogos da Coréia do Sul. A partir de então, o badminton ajudou a mudar esse quadro. Antes dos Jogos, a modalidade somava 15 das 20 medalhas indonésias na história. As seis medalhas de ouro do país vieram todas do badminton. Hoje, a Indonésia é 54ª na classificação geral.

Ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, a nação se declarou independente em 1945. Mas só foi reconhecida pela ONU como tal, em 1949, ano em que a Holanda, que havia colonizado o país asiático, resolveu reconhecer a independência de sua colônia. Hoje, a Indonésia é o maior Estado-Arquipélago do mundo e o que concentra a maior população de muçulmanos.

O alto preço do petróleo no mundo aumentou o preço do combustível e da energia no país nos últimos anos. Localizada no chamado "Anel de Fogo", a Indonésia vive sob constante ameaça de vulcões, além de ter sido atingida em 2004 pelo Tsunami, que arrasou boa parte de seus territórios litorâneos.

Com o favoritismo às medalhas no badminton, a Indonésia competiu também no atletismo, levantamento de peso, natação, tiro com arco; que surpreendeu por não render medalhas, já que o país tem duas entre as três primeiras atletas do ranking; no tiro esportivo e na vela. Assim como nas outras edições, o país não teve nenhuma seleção nas modalidades coletivas.

Astro

Reuters

Taufik Hidayat

Foi o favorito ao ouro no badminton, mas não ganhou medalha. Em Atenas-2004, Taufik Hidayat conquistou o primeiro lugar sem perder sets.

Curiosidade

AP

Só lava

A Indonésia é um dos países do mundo que mais tem vulcão em seu território. São cerca de 500, dos quais 127 se encontram em atividade.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: