UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Suécia

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
56º 0 4 1 5
Posição Ouro Prata Bronze Total
142 155 171 468
Capital
Estocolmo
Idioma
Sueco
Área do território
449.964 km2
População
9,1 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista
PIB
US$ 455,3 bilhões*
Moeda
Coroa sueca
Posição no IDH
6º (0,956)**

Rico no PIB, mas em queda no quadro de medalhas olímpico

A Suécia é uma nação entusiasta dos esportes amadores e dos exercícios físicos. O "movimento esportivo" é muito difundido no estilo de vida do país, o sexto no ranking do IDH. Homens e mulheres costumam se exercitar bastante, o que contribui para que os suecos tenham uma das maiores expectativas de vida do mundo.

O largo apoio popular à prática esportiva faz com que a Suécia, apesar de ter uma pequena população, consiga um notável sucesso em esportes de alto rendimento. Atualmente, as principais estrelas esportivas do país são os atletas Stefan Holm e Carolina Klüft, a esquiadora Anja Pärson e os jogadores de futebol Fredrik Ljungberg e Zlatan Ibrahimovic.

Desde os Jogos de Atenas-1896, a Suécia tem participado de todas as Olimpíadas, com exceção a de Saint Louis-1904. Mesmo sem ser uma potência esportiva, os suecos só não tiveram medalhas em 1896. Depois disso, inclusive, a nação apenas não faturara o ouro em Paris-1900 e Seul-1988. Em Pequim-2008, no entanto, os suecos amargaram mais uma edição sem ouvir o hino nacional.

O atletismo é o principal esporte olímpico do país, sendo ele também o responsável pela primeira medalha sueca, o bronze de Ernst Fast, na maratona, em Paris-1900, e por três dos quatro ouros conquistados em Atenas-2004. Mas, em Pequim, o esporte não trouxe nenhuma das cinco medalhas conquistadas pela Suécia.

Estrela nacional do heptatlo, Carolina Klüft, campeã olímpica da modalidade em Atenas-2004, resolveu tentar a sorte no salto em distância. Mas, na mesma final que coroou a brasileira Maurren Maggi, ela ficou apenas com o nono lugar. Já Stefan Holm, campeão olímpico do salto em altura em Atenas-2004, deixou escapar a medalha de bronze por apenas dois centímetros, e ficou em quarto lugar.

As principais conquistas em Pequim vieram no ciclismo, com duas pratas. A ciclista Emma Johansson levou uma delas, na prova de estrada. No contra-relógio, foi Gustav Larsson quem garantiu a Suécia no pódio. Outras duas medalhas de prata vieram no tênis, com a dupla masculina Thomas Johansson/Simon Aspelin, e no hipismo, com o cavaleiro Rolf Goran Bengtsson no salto individual.

A grande esperança de medalha de ouro dos suecos estava na vela, e na mesma classe dos brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada. Fredrik Loof e Anders Ekstrom foram os líderes da Star durante a grande maioria da competição. Chegaram na regata da medalha dependendo somente deles para garantir o ouro. Mas terminaram em último lugar e acabaram com o bronze, no mesmo pódio em que os brasileiros celebraram a prata e o Reino Unido comemorou o ouro.

Cortada no extremo norte pelo Circulo Polar Ártico, onde predomina o clima subártico, a Suécia também se destaca nos esportes de inverno. A região é montanhosa e costuma receber muitos turistas devido a suas belezas naturais. No campo econômico, a Suécia se destaca pelo crescimento no século 20, quando investiu pesado na educação, tornando-se um dos países mais prósperos do mundo. Sua indústria é conhecida por produzir objetos de alta tecnologia, como carros modernos e fábricas de telefonia celular.

Astro

EFE

Carolina Klüft

Atual campeã olímpica do heptatlo, ela levou o ouro nos últimos três mundiais (2003, 2005 e 2007). Mas, na China, foi nona no salto em distância.

Curiosidade

Arquivo Folha

Cabo de guerra

August Nilsson Karl, Gustaf Staaf e Gustaf Söderström foram ouro em uma equipe mista com três dinamarqueses na edição de Paris-1900.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe:

    INCLUDE bottom.inc%>