UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Japão

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
9 6 10 25
Posição Ouro Prata Bronze Total
11º 114 106 115 335
Capital
Tóquio
Idioma
Japonês
Área do território
377.835 km2
População
127,3 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista
PIB*
US$ 4,4 trilhões
Moeda
Iene
Posição no IDH**
8º (0,953)

Após recuperação, Japão perde posto de melhor asiático e cai no quadro

Quatro anos após ter sua maior atuação olímpica na história, o Japão terminou os Jogos de 2008 novamente com um fato marcante, mas desta vez amargo. O país perdeu o posto de melhor nação asiática na história das Olimpíadas. Antes da disputa, a distância entre japoneses e chineses era de apenas dois ouros (114 a 112), porém o país-sede não teve problemas para superar o Japão, e liderar o quadro de medalhas, superando os Estados Unidos. Já os nipônicos buscaram apenas a manutenção entre os cinco melhores e não conseguiram, ficaram no oitavo lugar.

Em Pequim, os japoneses perderam espaço. As 37 medalhas de Atenas se transformaram em apenas 25 na China, com uma queda de rendimento grande também nos ouros - foram de 16 para nove. O judô segue como maior fonte de cons resultados, com sete medalhas, apenas uma a menos do que foi obtido quatro anos antes. Já a natação teve como estrela Kosuke Kitajima, com um grande desempenho nas provas de peito. Ele foi campeão tanto no 100 m quanto no 200 m do estilo. Além disso, a luta também teve papel fundamental, com seis medalhas, duas de cada importância.

O esporte japonês vivia um momento de recuperação. Em Atenas-2004, o país obteve 16 ouros, número apenas igualado quando foi sede do evento em 1964, sendo oito deles no judô. A performance comprovou a ascensão vista já em Sydney-2000, quando o Japão reverteu a queda livre que o acompanhava desde o boicote aos Jogos de Moscou-1980. Ironicamente a perda de rendimento esportivo veio justamente no momento em que a economia local se afirmava como uma das maiores do mundo, recuperando assim o posto perdido na Segunda Guerra Mundial.

O Japão fez sua primeira participação olímpica em Estocolmo-1912, em uma época que já era a principal potência asiática, saído de duas vitórias no campo de batalha contra a China e Rússia. As primeiras medalhas vieram logo na segunda participação com duas pratas na Antuérpia-1920. Oito anos depois, o país celebrou o primeiro ouro com Mikio Oda no salto triplo. Já em seu período de expansionismo imperialista pela Ásia, nos anos 30, o Japão levaria mais de cem participantes em Los Angeles-1932 para se colocar entre os cinco melhores.

Porém todos os planos de dominação e prosperidade ruíram em 1940 com a decisão do imperador de se unir a Alemanha e Itália na Segunda Guerra Mundial. Cinco anos depois, Hiroshima e Nagasaki foram devastadas por bombas atômicas norte-americanas, a capital Tóquio destruída, assim como as principais cidades da nação. O país, que receberia uma edição olímpica durante o período do confronto mundial, não aceitou o convite para os Jogos de Londres-1948 e só voltaria em 1952, com o país iniciando a sua reconstrução, ajudado pelos EUA, agora aliado.

Aos poucos, o Japão conseguiu estabilizar sua economia, reconstruir as cidades e pôde organizar as Olimpíadas de 1964 em Tóquio. O evento serviu para mostrar ao mundo o seu ressurgimento e também incluir o judô, modalidade que ajudou os japoneses a voltar de vez à elite esportiva. Em Tóquio, o país surpreendeu com o ouro no vôlei feminino (a modalidade ainda daria mais ouros em 1972 e 1976, os únicos em esporte coletivo) e consagrou o ginasta Yukio Endo com três ouros e uma prata.

A partir daí, a nação consolidou-se como uma das potências esportivas e manteve-se entre as cinco melhores até o boicote de Moscou-1980. No retorno, em Los Angeles-1984, o Japão caiu de rendimento até amargar o 23º lugar em Atlanta-1996, com três ouros, incluindo o primeiro de Tadahiro Nomura, judoca que depois se consagraria tricampeão olímpico. A queda fez o governo passar a investir no esporte, e o resultado veio em Atenas-2004 com 16 ouros e o retorno ao quinto lugar do quadro de medalhas.

Astro

Reuters

Ryoko Tani

A judoca tem dois ouros, duas pratas e um bronze nos Jogos Olímpicos, e pode se gabar de virar personagem de mangá e de dois títulos de game.

Curiosidade

AFP

Paixão nacional

Esporte mais popular no Japão, o beisebol jamais conquistou um ouro olímpico. O país tem uma prata (1996) e dois bronzes (1992 e 2004).

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: