UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Turquia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
37º 1 4 3 8
Posição Ouro Prata Bronze Total
29º 36 19 19 74
Capital
Ancara
Idioma
Turco
Área do território
780.580 km2
População
71,8 milhões
Forma de governo
República parlamentarista
PIB
US$ 663,4 bilhões*
Moeda
Lira
Posição no IDH
84º (0,775)**

Levantamento decepciona, mas luta garante único ouro

Apesar de contar com mais de 1.500 quilômetros de praias em sua costa, a Turquia não tem nos esportes aquáticos a sua tradição olímpica. O que deixa os turcos orgulhosos nos Jogos são as modalidades que exigem muita força física: a luta e o levantamento de peso, por exemplo.

A luta é a modalidade que mais garantiu medalhas ao país na história - das 82 conquistadas até o momento, foram 58. Em Pequim, o esporte garantiu o único ouro do país, com a vitória de Ramazan Sahin na luta livre masculina até 66 quilos. Na greco-romana até 84 quilos, Nazmi Avluca ficou com o bronze.

Mais três medalhas viriam em lutas, sendo duas no taekwondo e uma no boxe. Outra modalidade que fez brilhar a estrela turca na China foi o atletismo, com duas medalhas de prata em provas de fundo - uma nos 5.000 m rasos e outra nos 10.000 m.

Porém, desde os jogos de Atlanta-1996, o levantamento de peso foi o esporte que mais levou os turcos no lugar mais alto do pódio, com destaque para Halil Mutlu, tricampeão olímpico (1996, 2000 e 2004) e para Nurcan Taylan, campeã da categoria até 48 kg em Atenas-2004. Mas, em Pequim, Mutlu não participou e Taylan não conseguiu classificação para a final. Quem subiu no pódio foi Sibel Ozkan, que levou a prata na categoria feminina até 48 quilos.

Na década de 1970, quando o país ficou conhecido pela instabilidade econômica e política, o esporte também acabou sendo afetado. A média até México-1968 era de cinco medalhas. Em Munique-1972, a Turquia ganhou apenas uma prata na luta. Depois, só voltou a subir no pódio em Los Angeles-1984, com um bronze na luta e dois no boxe.

Independente desde 1923, quando conseguiu se desmembrar do Império Otomano, a Turquia tem apenas pequena parte do seu território, chamada de Trácia, na Europa. A maior fica na Ásia, cujo território é chamado de Anatólia. Os turcos ainda lutam para entrar na União Européia e conseguirem privilégios do bloco mais forte do mundo atualmente.

Astro

EFE

Ramazan Sahin

Sem vitória no levantamento de peso, os turcos cantaram o hino nacional em Pequim graças ao lutador, medalha de ouro na categoria até 66 kg.

Curiosidade

Reuters

Arca de Noé

A Turquia é também um país conhecido pela sua rica história. Uma delas é de que a Arca de Noé teria encalhado na região próxima ao monte Ararat.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: