UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Atletismo

Maurren Maggi

A brasileira conquistou o ouro inédito para o atletismo feminino brasileiro

Data de nascimento
25/06/1976
Local de nascimento
São Carlos (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
60 kg / 1,73 m
Prova
Salto em distância
Participação em Pequim
Ouro

Oito anos após sua primeira Olimpíada, em Sydney, em que foi apenas a 25ª colocada no salto em distância, Maurren Maggi voltou ao cenário internacional para a parte mais difícil da retomada de sua carreira, o sucesso em uma Olimpíada.

Em 2003, então dona da melhor marca do mundo na temporada (7,06 m) no salto em distância, a brasileira foi flagrada em exame antidoping e viu seu futuro virar às avessas. Fora do Pan e de Atenas-2004, Maurren ficou dois anos afastada. Neste período, Maurren não treinou, abandonou o esporte, foi morar com o piloto Antônio Pizzonia em Mônaco. Só decidiu retomar sua carreira no início de 2006. O que restou do casamento é hoje seu maior incentivo, sua filha Sophia. A readaptação foi rápida e a atleta acredita que seu amadurecimento pessoal contribuiu para isso.

"Eu achei que fosse experiente, madura, mas vi que eu não sabia nada. Consegui bons resultados rápido porque tive força de vontade e determinação. A volta foi dolorosa, tanto na parte física como mental. Mas por ela, valeu", diz, referindo-se à filha.

No ano passado, Maurren deu início à reviravolta. Assim como no Pan de Winnipeg-1999, no Canadá, em que se apresentou ao público nacional com a conquista do primeiro ouro no salto em distância, no Pan do Rio, em 2007, a paulista tentou mostrar uma "nova" Maurren ao país.

A brasileira superou a compatriota Keila Costa para faturar o ouro no salto em distância, mesmo sem cumprir a meta de ultrapassar os 7 metros. Bastaram 6,84 m para subir ao ponto mais alto do pódio. A paulista de São Carlos também disputou o salto triplo, mas mostrou cansaço depois da primeira conquista e terminou em quarto lugar, com 14,07 m.

Na preparação, Maurren saltou 6,89 m e conquistou a medalha de prata no Mundial indoor, na Espanha, no início do ano. Mas a confiança para a medalha olímpica veio mesmo no Troféu Brasil, em junho. Maureen ficou com o ouro ao fazer 6,99 m, o segundo melhor salto do mundo em 2008.

Porém, Maureen não se iludiu: "Ainda estou errando bastante na prova, tenho que melhorar muito. Preciso segurar mais o joelho, aí deve sair um salto mais longo. O que não posso é errar em Pequim".

E Maurren não errou mesmo. Logo em seu primeiro salto, a brasileira conquistou a medalha de ouro em Pequim. Com a marca de 7,04 m, deixou a pressão com suas rivais. O desfecho não poderia ser melhor. Se ela não conseguiu melhorar seu salto, as adversárias também não o fizeram. Medalhista de prata, a russa Tatyana Lebedeva queimou quatro de seus saltos e só no último chegou a assustar, com 7,03 m. Foi o suficiente para comemorar o primeiro ouro individual feminino da história brasileira.