O Chile é um dos poucos países do mundo que contam com uma mulher na presidência. Michelle Bachelet foi eleita em janeiro de 2006. O fato é realmente histórico, pois a nomeação da primeira mulher presidente ocorreu apenas 16 anos após o fim da ditadura liderada pelo general Augusto Pinochet, que durou entre 1973 e 1990 e fez muitas vítimas fatais, entre elas o pai da atual presidente.
O esporte também sofreu com Pinochet. Uma de suas primeiras medidas, dois dias após o golpe sobre o presidente Salvador Allende, foi cancelar a organização dos Jogos Pan-Americanos de 1975, marcado para acontecer em Santiago, pois o general temia muita exposição ao que ocorria em seu mandato. Mais tarde, entre os mais de três mil mortos na ditadura, estavam atletas de ponta do esporte chileno.
O caso mais famoso foi do ciclista Sergio Tormen, seqüestrado em 1974 e que nunca mais foi visto. Seus irmãos também eram ciclistas e, durante anos, usaram o esporte para ter notícias de seu paradeiro. Richard, o mais velho, foi o único do país a ser medalhista de ouro no Pan de San Juan-1979, planejava um encontro com Pinochet, mas não teve sucesso. Já o caçula Peter, que fora seqüestrado junto com Sergio, mas liberado, foi mais ousado. Em 1987, após ser o primeiro colocado da Volta do Chile, principal competição do país, dedicou a vitória ao ente desaparecido, ao vivo, numa rede de televisão que saiu temporariamente do ar.
Outra característica do Chile é seu território extenso, porém estreito. A formação faz com que ao mesmo tempo, o país tenha a região mais árida do planeta - deserto do Atacama - e um dos locais mais frios e úmidos, o Cabo Horn, o ponto mais próximo da Antártida. Por toda essa diversidade climática, o país será sede do Rali Dacar em 2009 - juntamente com a Argentina - já que os organizadores não realizarão o evento em países da Àfrica por falta de segurança.
Em Olimpíadas, o país se destaca por ser um dos poucos que participaram da primeira edição, em 1896, porém a melhor participação chilena ocorreu 60 anos depois, em Melbourne, na Austrália, quando conquistou quatro medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze. A primeira medalha da história chegou em 1928, nos Jogos de Amsterdã, quando Miguel Plaza foi prata na maratona.
Já o tão sonhado ouro olímpico só se tornou realidade em Atenas-2004, 108 anos após a estréia do país nos Jogos. Nicolas Massú e Fernando González foram campeões do torneio de duplas do tênis. E um dia depois Massú conquistava a segunda medalha dourada da história do país, no torneio de simples e González ainda ficaria com a medalha de bronze.
Em Pequim, González salvou o Chile de passar em branco no quadro de medalhas. O atleta conquistou a prata no torneio de simples ao ser derrotado pelo atual número um do ranking, o espanhol Rafael Nadal. Na semifinal, González derrotou o norte-americano James Blake numa atuação criticada pelo adversário, que ressaltou a falta de espírito esportivo do chileno.
Depois de um ouro e em bronze em Atenas-2004, o tenista conseguiu a prata no torneio de simples, evitando um jejum de medalhas para seu país
Além de Nicolas Massú (foto), apenas o cavaleiro Oscar Cristi-Gallo ganhou duas medalhas numa única Olimpíada. Ele obteve duas pratas em 1952.
* Dados: The World Factbook - CIA
** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007