UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Austrália

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
14 15 17 46
Posição Ouro Prata Bronze Total
10º 117 122 147 386
Capital
Canberra
Idioma
Inglês
Área do território
7.686.850 km2
População
20,6 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista da Comunidade Britânica
PIB*
US$ 908,8 bilhões
Moeda
Dólar australiano
Posição no IDH**
3º (0,946)

Sem Thorpe, Austrália vê Phelps no auge e trunfo de Cielo sobre Sullivan

Assim com em Atenas-2004, a Austrália se manteve com a segunda colocação na natação em Pequim, a edição dos Jogos Olímpicos que será lembrada pela consagração do nadador norte-americano Michael Phelps. Os EUA lideraram na modalidade, com a Austrália em segundo, seguida de Grã-Bretanha e França, empatadas no terceiro lugar que havia sido do Japão há quatro anos.

Eamon Sullivan, homem mais rápido do mundo nos 50 m livre, ficou fora do pódio em sua prova mais forte, terminando a final em sexto lugar. O australiano foi superado pelo rival brasileiro César Cielo, campeão e novo recordista olímpico da prova, que teve o pódio completado pelos franceses Amaury Leveaux e Alain Bernard, respectivamente medalhistas de prata e bronze.

Não fosse o sucesso das mulheres nas piscinas de Pequim, a Austrália sairia sem uma medalha de ouro sequer na natação desta última edição dos Jogos Olímpicos. Elas venceram seis das 14 provas disputadas no Cubo d’Água. Agora a natação australiana ostenta 58 medalhas de ouro no quadro geral das Olimpíadas.

Mesmo ofuscados pelo brilho de Phelps, os australianos evoluíram em conquistas na natação em comparação com Atenas. A marca de 15 medalhas em 2004 foi ampliada para 20 em Pequim.

Saudades de Thorpe

Um grande nome da natação mundial fez parte das conquistas australianas em Atenas-2004. Conquistando duas medalhas de ouro, Ian Thorpe se consagrou como maior campeão olímpico da Austrália, com cinco ouros. Em Sydney-2000, o nadador já havia vencido três provas. Thorpe anunciou sua aposentadoria das piscinas em novembro de 2006.

Na Grécia o desempenho das nadadoras da Austrália não deixou de ser marcante. O time feminino venceu quatro provas (100 m livre, 100 m borboleta e revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley).

A segunda categoria de maior êxito dos australianos em Jogos Olímpicos é o atletismo. A modalidade rendeu ao país 18 medalhas de ouro na história das Olimpíadas.

Um ícone do esporte no país é Cathy Freeman, a primeira mulher de etnia aborígine a representar a Austrália em Jogos Olímpicos, em Barcelona-1992. A atleta chamou atenção para questões raciais em seu país desfilando com a bandeira aborígine na pista após suas vitórias. Especializada nos 400 m rasos, ela foi prata em Atlanta-1996 e ouro em Sydney-2000.

A pista de atletismo do Ninho de Pássaro foi palco da Jamaica em 2008. Assim como Phelps nas piscinas, o velocista Usain Bolt foi o grande nome da modalidade, ao vencer e quebrar os recordes mundiais das duas provas mais rápidas: os 100 m e 200 m rasos. A Austrália, com apenas quarto medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze), terminou na nona posição geral, empatada com a Grã-Bretanha.

O time de ciclismo, que havia sido uma das alegrias do país nos Jogos de Atenas não repetiu a dose em Pequim. Na Grécia, das 18 medalhas de ouro possíveis, a equipe australiana levou seis. Em Pequim, o país sai apenas com uma prata, da ciclista Anna Meares, conquistada na prova de velocidade na pista olímpica.

História

A cidade de Melbourne foi sede dos Jogos de 1956 com apenas um voto de vantagem sobre Buenos Aires, na Argentina. Pela primeira vez as Olimpíadas foram disputadas no Hemisfério Sul. A distância fez com que o número de atletas e de países participantes diminuísse. As provas de hipismo foram disputadas na Suécia, devido à quarentena de seis meses imposta pela Austrália aos cavalos estrangeiros.

A primeira grande conquista na história do atletismo australiano em Olimpíadas data dos primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas-1896, quando a Austrália competia sob a bandeira britânica. Edwin “Teddy” Flack levou duas medalhas de ouro nos 800 m e 1500 m. Na mesma competição, Flack ainda foi bronze no tênis de duplas.

Astro

AP

O mais veloz

Eamon Sullivan segue recordista mundial dos 50 m livre (21s28). Porém na final olímpica em que César Cielo foi campeão, o australiano ficou em sexto

Curiosidade

AFP

Pioneirismo

Freddy Lane foi o primeiro medalhista da natação do país, em Paris-1900. Ele venceu os 200 m livre em prova que foi disputada no Rio Sena.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: