UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Bulgária

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
42º 1 1 3 5
Posição Ouro Prata Bronze Total
23º 50 83 74 207
Capital
Sófia
Idioma
Búlgaro (oficial), turco
Área do território
110.910 km2
População
7,2 milhões
Forma de governo
República parlamentarista
PIB*
US$ 39,6 bilhões
Moeda
Lev
Posição no IDH**
53º (0,824)

Força na Era soviética, Bulgária vence com a força e se frustra com doping

Como todos os países ligados à União Soviética, a Bulgária deu grande atenção ao esporte no período da Guerra Fria. E, por uma questão de propaganda estatal, a maior ênfase sempre foi pelo vigor físico, tanto que os esportes que deram mais glórias aos búlgaros foram a luta olímpica e o levantamento de peso, respectivamente.

Nas últimas edições dos Jogos, os búlgaros puderam ver a evolução do levantamento de peso em relação à luta, com nomes como Milen Dobrev, campeão em Atenas. Mas nem tudo acaba em medalhas. O baque veio em 2008, quando há menos de dois meses dos Jogos, todos os 11 atletas da seleção do país em levantamento de peso foram flagrados em testes antidoping e obrigaram que toda a equipe fosse reformulada.

O Comitê Olímpico local, que já sofrera com três suspensões antes de Atenas, teve de anunciar novas seletivas para ocupar as oito vagas a que o país tem direito, sendo seis na disputa masculina e duas na feminina. Com isso, a modalidade não conquistou nenhuma medalha em Pequim, enquanto a luta abocanhou quatro.

Sem o esporte que mais conquista pódios, o país voltou de Pequim com uma triste marca. Eles conquistaram apenas cinco medalhas, e uma única medalha de ouro, tendo o pior desempenho do país que, desde 1992, se mantinha com uma média de 15 medalhas e já tinha, em Atenas, dimunuido suas conquistas ao ganhar apenas 12 medalhas, fato que não ocorria desde 1968.

Muito antes dos problemas com doping, a Bulgária surgiu de um povo que se situava na Turquia e que se moveu para a Europa, misturando-se aos eslavos, ainda no século 7. O território sofreu com as invasões otomanas e a autonomia só foi alcançada no século 19. Durante a Segunda Guerra Mundial, o futuro do país teve seu rumo definido ao apoiar os soviéticos e passar a ser governado por meio do socialismo até 1990.

Os búlgaros participam dos Jogos desde sua estréia, em 1896, ausentando-se em oito edições, uma delas no boicote aos Estados Unidos, em Los Angeles-1984. Mas foi do boicote norte-americano, em Moscou-1980, que o país tirou seu maior proveito. A capital soviética foi o palco do melhor desempenho do país, com a terceira colocação no quadro de medalhas, atrás apenas da União Soviética e da Alemanha Oriental.

Foram 41 medalhas, com oito ouros, 16 pratas e 17 bronzes. Além da luta e do levantamento de peso, grandes desempenhos também na ginástica, canoagem, no basquete e no vôlei. Depois do boicote, Seul-1988 também viu a Bulgária ter um bom resultado, conquistando o sétimo melhor resultado entre os países, com 35 medalhas.

No entanto, o fim da União Soviética em 1991 influenciou todos os países que faziam parte do bloco, econômica e politicamente. Hoje democrática, a Bulgária é um país em crescimento, mas que sofre com a corrupção e a atuação de facções criminosas.

Astro

Reuters

Decadênica

Stanka Zlateva conquistou uma das quatro medalhas na luta e não ajudou a salvar o país do pior desempenho de sua história em olimpíadas.

Curiosidade

Arquivo Folha

Amor nos Jogos

Em 1964, dois atletas búlgaros, Diana Yorgova, do salto em distância, e o ginasta Nikolai Prodanov casaram-se em plena Vila Olímpica de Tóquio.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: