UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Itália

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
8 10 10 28
Posição Ouro Prata Bronze Total
182 147 164 493
Capital
Roma
Idioma
Italiano
Área do território
301.230 km2
População
58,1 milhões
Forma de governo
República parlamentarista
PIB*
US$ 2,1 trilhões
Moeda
Euro
Posição no IDH**
20º (0,941)

Nem derrotas em guerras derrubam regularidade italiana no esporte

Os italianos têm uma história riquíssima e, isso não poderia ser diferente quando o assunto são os Jogos Olímpicos. Uma das maiores potências, com 493 medalhas, sendo 182 de ouro, ostenta a quinta colocação no quadro geral histórico e notabiliza-se, principalmente, pela regularidade ao longo dos tempos.

Com um início de disputas nada animador - 13 medalhas em três edições - curiosamente, o país passaria a ganhar destaque em pódios na Antuérpia-1920, logo após a Primeira Guerra Mundial, da qual participou ao lado da "Tríplice Entente" (com Inglaterra, França e Rússia) contra a Alemanha e o Império Austro-Húngaro, antigos aliados italianos. Mesmo assim, o desempenho foi muito superior aos Jogos anteriores, com 23 medalhas e o sétimo lugar no quadro de classificação.

Ainda no início da década de 20, Benito Mussolini assumiu como primeiro-ministro e iniciou uma campanha nacionalista. Neste aspecto, o esporte servia para aumentar a autoconfiança da população e, conseqüentemente, sua popularidade. Desde então, o país subiu de produção nos Jogos Olímpicos, atingindo o ápice na edição de Los Angeles-1932, quando o fascismo estava no auge, empurrado também pelo segundo lugar no quadro de medalhas, com 36 pódios. Resultado semelhante somente em 1960, quando a cidade de Roma sediou os Jogos e as mesmas 36 medalhas foram conquistadas, mas, desta vez, a nação ficou com o terceiro lugar.

Nem a derrota na Segunda Guerra Mundial (1939-45) fez com que o esporte italiano entrasse em declínio, ao contrário de Alemanha e Japão (este último sequer participou de Londres-1948). Mesmo arrasado pelo conflito, o país conseguiu a quinta colocação na edição realizada na capital inglesa.

Após o período de guerras, o país acompanhou o processo de crescimento econômico e político da Europa, passando a integrar a Otan e a União Européia. A consolidação no cenário mundial contribuiu para a manutenção dos bons números em Jogos Olímpicos.

A esgrima é o esporte em que o italiano é mais vitorioso na história das Olimpíadas. Até chegar à China, eram 106 medalhas, sendo 43 de ouro, 37 de prata e 26 de bronze, que garante ao país a liderança no quadro geral da modalidade. Historicamente, merecem destaque ainda o ciclismo e o pólo aquático, esportes em que têm a segunda melhor posição no ranking histórico, sendo superado apenas por França e Hungria, respectivamente, e o boxe, que com 40 pódios, faz da Itália o quarto melhor país da modalidade. Já os esportes coletivos não têm o mesmo êxito e modalidades como basquete e vôlei nunca obtiveram o ouro, feito que o futebol também só teve em 1936.

Em Pequim, os italianos mostraram mais uma vez sua força, principalmente na esgrima, responsável por seis medalhas, sendo duas das oito de ouro conquistadas pelo país. Estrela do país, Valentina Vezzali foi responsável por um feito, ao se sagrar a primeira tricampeã olímpica da modalidade na história, passando a marca de dois títulos que era dividida com outros nove esgrimistas.

O desempenho geral manteve certa regularidade, mas caiu em relação a Atenas, quando foram totalizadas 32 medalhas, contra 28 na China. A queda nos ouros fez diferença, mas o país teve grandes nomes como na grande vitória de Alex Schwazer na marcha atlética de 50 km, uma das provas mais duras dos Jogos, que teve direito a recorde olímpico.

O restante das conquistas italianas foi despolarizado. Além da esgrima, o tiro teve um maior número de pódios, assim como o boxe, e outras modalidades se destacaram como a natação e o ciclismo.

Astro

Reuters

Valentina Vezzali

Tricampeã olímpica do florete, a esgrimista ainda tem dois ouros por equipes (1996 e 2000) e uma prata no individual (1996), além de seis títulos mundiais.

Curiosidade

Arquivo Folha

Mãozinha ingrata

Exausto, Dorando Pietri (à dir.) foi ajudado pelos juízes para completar a maratona, em Londres-1908. A equipe dos EUA reclamou e herdou o ouro.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: