UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Ucrânia

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
11º 7 5 15 27
Posição Ouro Prata Bronze Total
34º 21 17 31 69
Capital
Kiev
Idioma
Ucraniano
Área do território
603.700 km2
População
45,9 milhões
Forma de governo
Parlamentarista presidencial
PIB
US$ 140,5 bilhões*
Moeda
Hrivna
Posição no IDH
76º (0,788)**

Impulsionadora das medalhas soviéticas, Ucrânia atinge brilho próprio

A ex-república soviética já brilhava nos Jogos Olímpicos muito antes da sua independência. Nos tempos de regime socialista, a Ucrânia respondia por pelo menos 25% dos atletas enviados pela União Soviética (URSS). Era natural, então, que o país continuaria a ganhar muitas medalhas.

De Atlanta-1996 a Atenas-2004, foram 23 delas em cada edição de verão, sendo que em Atenas foram nove ouros, cinco pratas e nove bronzes. Em Pequim, a Ucrânia ganhou quatro medalhas a mais, porém, dois ouros a menos, terminando na 11ª posição.

A soberania em 1991 elevou o sentimento nacionalista do povo que durante o século 20 teve a exploração dos russos e também dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Sergey Bubka é um exemplo da transição. Medalhista de ouro no salto com vara pela URSS, em 1988, em Seul, ele ajudou depois a colocar o nome da Ucrânia no mundo com seus intermináveis recordes na modalidade. Ao todo, foram 17 recordes batidos em provas ao ar livre com uma marca até hoje nunca alcançada pelas gerações seguintes.

Bubka ganhou tanta fama até pelo seu esforço em tentar conquistar uma medalha de ouro pelo seu país, já sem a marca da URSS. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, ele parou na final com a marca de 5,70 m, já com 33 anos. O reconhecimento dos ucranianos veio com o passar dos anos. O ex-astro é agora o presidente do Comitê Olímpico e comandou o time que foi à China.

Dos atletas ucranianos campeões em Atenas-2004 que chegaram a Pequim como favoritos, Olena Kostevych, da pistola de ar, e Yana Klochkova, da natação, decepcionaram e ficaram fora do pódio. Entretanto, outros dois atiradores sagraram-se campeões olímpicos, como Artur Ayvazian, na carabina deitado, e Oleksandr Petriv, no tiro rápido.

Além disso, houve outras surpresas, como a esgrima feminina, que desbancou a China em uma final emocionante no sabre por equipes. No heptatlo feminino, Nataliia Dobryinska levou o ouro e surgiu como o grande nome do atletismo do país nos Jogos. Tiro com arco masculino, canoagem feminina e boxe foram outras modalidades em que a Ucrânia conquistou medalhas de ouro - no total, foram sete, além de cinco de prata e 15 de bronze.

Bubka e seus compatriotas ainda dividem a atenção com o futebol, o esporte mais prestigiado no país. A ascensão da seleção nacional, que esteve na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, colocou novamente os ucranianos em evidência. Tanto é que a Uefa (o órgão que regula o futebol europeu) decidiu pela Ucrânia, ao lado da Polônia, para serem sedes da Eurocopa-2012.

A boa fase esportiva ucraniana teve que esperar por outros fatores que marcaram a história da região. A Ucrânia enfrentou invasões de vários países. No século 14, Lituânia e Polônia dividiram seu território, para depois ser todo anexado pela segunda até o século 18, quando a Rússia se apossa da Ucrânia. Em 1921, foi novamente dividida, desta vez entre soviéticos e poloneses. Três anos depois, a Ucrânia passa a ser apenas território soviético.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o país foi invadido também pela Hungria, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia e Alemanha. A população lutou pela independência contra nazistas e soviéticos. Em 1951, é anexada à URSS novamente e o país só consegue a independência definitiva em 1991, com o enfraquecimento do regime soviético.

Astro

AP

Nataliia Dobryinska

A heptatleta manteve a tradição ucraniana no atletismo e liderou boa parte da competição, até a consagração e a conquista da medalha de ouro.

Curiosidade

AP

Terras férteis

A Ucrânia possui as terras negras, com o húmus natural mais fértil do planeta. A falta de informação faz muitos só usarem para o pasto.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: