UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Suíça

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
34º 2 0 4 6
Posição Ouro Prata Bronze Total
26º 43 70 61 174
Capital
Berna
Idioma
Alemão, francês, italiano e romanche
Área do território
41.290 km2
População
7,6 milhões
Forma de governo
República confederativa parlamentar
PIB
US$ 423,9 bilhões*
Moeda
Francos suíços
Posição no IDH
7º (0,955)**

País da diplomacia combate queda nas Olimpíadas de Verão

A Suíça tornou-se conhecida mundialmente como o país da neutralidade. Evitou tomar partido nas duas guerras mundiais, dificilmente se envolveu em confrontos e virou o berço da “diplomacia”. É sede de várias entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da Organização Mundial do Comércio (OMC). Por outro lado, o país alpino sedia diversas entidades esportivas como próprio COI (Comitê Olímpico Internacional), além da Fifa, a FIA e a Uefa, também atraídos pelas facilidades fiscais.

A postura diplomática também ditou a participação dos suíços nas Olimpíadas, sendo uma das poucas nações que esteve em todas as 25 edições. Nos dois principais movimentos de boicote da competição, a Suíça manteve sua fama e evitou juntar-se aos países liderados pelos EUA em Moscou-1980 e às nações influenciadas pela União Soviética em Los Angeles-1984.

Apesar da participação intermitente, o país está longe de ser considerado uma potência esportiva. Os suíços estiveram entre os principais nomes dos Jogos até o final da Segunda Guerra Mundial. Até os Jogos de Londres-1948, o país levou 30 dos 45 ouros de sua história, sendo 15 deles na ginástica artística. O maior nome foi Georges Miez, com quatro ouros e três pratas entre as edições de 1928 e 1936.

Após a Segunda Guerra, as superpotências EUA e União Soviética passaram a dividir o poder mundial e usavam o esporte como forma de mostrar seu domínio. Neutra, a Suíça foi perdendo rendimento, deixou o grupo dos dez melhores em 1952 e nunca mais voltou. A pior performance foi em Melbourne-1956, com apenas um bronze, quando o país só disputou o hipismo, realizado cinco meses antes em Estocolmo. A um mês do início dos Jogos, a União Soviética invadiu a Hungria e os suíços decidiram não enviar sua delegação a Melbourne como forma de protesto.

Em Pequim-2008, encabeçada pelo ciclista Fabian Cancellara e pelo tenista Roger Federer, campeão do torneio de duplas ao lado de Stanislas Wawrinka, a delegação suíça evoluiu 12 posições em relação a Atenas-2004 e terminou na 34ª posição, com dois ouros e quatro pratas. Das seis medalhas, quatro foram conquistadas no ciclismo, sendo duas por Cancellara, campeão no contra-relógio de estrada.

Mas o desempenho dos suíços cresceu mesmo nos Jogos de Inverno. Após não subir ao pódio em 1964, o país conquistou 27 medalhas de ouros nas 11 edições posteriores, sendo que uma das melhores atuações foi em Turim-2006, quando a Suíça faturou cinco provas, obteve mais quatro pratas e cinco bronzes, performance inferior apenas a de Calgary-1988.

Astro

AP

Roger Federer

O tenista liderou o ranking mundial por 237 semanas, é um dos nove jogadores com mais títulos na história e levou um ouro em Pequim.

Curiosidade

EFE

Fora

Por sua postura de neutralidade, a Suíça não é membro da União Européia e forma uma “ilha” dentro do bloco econômico e político das nações.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: