País báltico situado entre a Letônia (norte), Belarus (leste) e Polônia (sul), a Lituânia foi uma das primeiras ex-repúblicas soviéticas a se tornar independente. Em março de 1990, foi feita uma declaração unilateral de independência, o que causou um bloqueio econômico soviético ao país, cortando o fornecimento de petróleo e de gás. Mas em setembro de 1991, a União Soviética acabou reconhecendo a independência do país.
O longo domínio soviético sobre a Lituânia não foi o primeiro que o país enfrentou durante sua história como nação. Desde 1569, quando foi unida à Polônia e absorvida pela Rússia, a Lituânia vive sob constantes períodos de dominação por potências européias, intercalado por momentos de independência. Além do domínio russo, o território lituano foi anexado duas vezes pela Alemanha, durante o período de cada uma das duas Guerras Mundiais e, a partir de 1944, tornou-se parte da União Soviética.
Após a independência, durante os primeiros anos depois do domínio soviético o principal parceiro econômico lituano foi a Rússia. Porém, depois de uma crise em 1999, a Lituânia voltou seu comércio para o Ocidente, passando a integrar a OMC (Organização Mundial do Comércio) naquele mesmo ano e, em 2004, o país tornou-se membro da União Européia. As empresas de serviço são responsáveis por 60% da produção do país e a exportação de minérios é uma das bases da economia local.
No campo esportivo, foram apenas quatro Olimpíadas disputadas desde a independência do país. As primeiras medalhas vieram já em Barcelona-1992, um ouro no lançamento de disco e um bronze da equipe de basquete masculino, justamente as duas virtudes dos lituanos em sua história esportiva. Após a estréia, o Comitê Olímpico Lituano se reestruturou, criou uma academia olímpica para preservar e propagar o espírito olímpico, além de realizar estudos acadêmicos para aperfeiçoar o desempenho de seus atletas.
O atletismo é o esporte que mais conquistou medalhas, foram três dos quatro ouros, todos no lançamento de disco. A Lituânia tem também um forte time de basquete, que já conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos. Além desses dois esportes, o futebol e o ciclismo também são bastante populares na Lituânia. No esporte de duas rodas destacam-se as mulheres, que já conquistaram um bronze olímpico na prova de estrada, e tem uma ciclista entre as dez melhores do ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
Atual bicampeão olímpico, o atleta do lançamento de disco tem mais dois títulos mundiais e trabalha como guarda-costas do ex-presidente do país.
País de maioria católica, a Lituânia teve sua comunidade judia praticamente extinta no período do Holocausto em que esteve sob domínio alemão
* Dados: The World Factbook - CIA
** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007