UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Quênia

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
15º 5 5 4 14
Posição Ouro Prata Bronze Total
37º 17 24 20 61
Capital
Nairóbi
Idioma
Inglês e suaíli
Área do território
582.650 km2
População
38 milhões
Forma de governo
República presidencialista
PIB*
US$ 29,3 bilhões
Moeda
Xelim queniano
Posição no IDH**
148º (0,521)

Quênia supera conflito étnico para reaver domínio nas pistas

Conhecido principalmente pelos seus resultados no atletismo, mais especificamente nas provas de fundo e meio-fundo, o Quênia apresenta, apesar da pobreza e má distribuição de renda, um ótimo desempenho em Jogos Olímpicos. O país, que disputou sua primeira Olimpíada em Tóquio-1964, já acumula 75 medalhas, desempenho similar ao do Brasil. Desta lista, apenas quatro não vieram do atletismo, todas do boxe.

Independente desde 1963, quando saiu do domínio inglês após uma longa guerra, o Quênia tornou-se então um regime presidencialista. Recentemente, conflitos étnicos abalaram a estrutura do país, trazendo violência à população e causando muitas mortes. Entre os mais de mil mortos nos confrontos, alguns nomes do esporte queniano também foram atingidos. O maratonista Wesley Ngetich morreu depois de ser atingido no peito por uma flecha envenenada, e Lucas Sang, membro da equipe do revezamento 4 x 400 m rasos nos Jogos Olímpicos de Seul-1988, foi assassinado perto de sua casa na cidade de Eldoret. A violência também atrapalhou bastante o treino dos atletas para Pequim, que teve que ser interrompido durante o ápice do conflito.

Para muitos, um dos fatores que faz o país ter tamanha soberania nas provas de fundo é a localização do centro de treinamento dos atletas. Ele fica na região de Eldoret, entre 2.100 m e 2.700 m acima do nível do mar, no Vale do Rift e que foi justamente um dos pontos principais do conflito étnico deste ano. As falhas do Rift são rodeadas por cadeias de montanhas e também localizadas na região dos grandes lagos africanos como o Vitória e o Turkana.

O país é composto por 42 tribos diferentes que conviviam em relativa harmonia até os conflitos recentes, os kalenjins são a tribo predominantemente entre os atletas quenianos. Cerca de 80% dos atletas de elite do Quênia pertencem a esse grupo, entre eles Robert Cheruiyot, quatro vezes vencedor da Maratona de Boston, e Paul Tergat, o primeiro corredor a cumprir os 42.195 m da maratona em menos de 2h05min.

País que tem como força econômica a exportação de chá e café, o Quênia vem enfrentando também a saída de outro bem valioso: os seus atletas. O primeiro caso notável foi de Stephen Cherono, então campeão mundial júnior dos 3.000 m com obstáculos. Ele recebeu uma boa quantia para passar a defender o Qatar, trocou de nacionalidade e nome em 2003, e com a identidade de Saif Saaeed Shaheen conquistou os títulos mundiais em 2003 e 2005. A prática tornou-se freqüente com Bahrein e Qatar, principalmente. O caso mais recente foi Bernard Lagat. Após conquistar duas medalhas olímpicas, ele deixou o Quênia em 2004, foi para os EUA e é o atual campeão mundial dos 1.500 m e 5.000 m rasos.

Com o êxodo de alguns de seus especialistas, a posterior concorrência com os próprios atletas e o crescimento da Etiópia nos últimos anos, o desempenho do Quênia despencou e culminou na fraca performance do Mundial de 2005, quando o país só obteve um ouro. A recuperação viria nas provas de 800 m rasos e na maratona, que o Quênia dominou no Mundial de 2007.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Quênia consolidou a recuperação da hegemonia nas provas de fundo e meio-fundo terminando como o melhor africano no quadro de medalhas, com 14 conquistadas, sendo cinco de ouro - todas no atletismo. O país teve dois representantes no pódio em quatro modalidades: 800 m rasos masculino e feminino, além dos 3.000 m com obstáculos masculino e 5.000 m rasos masculino. A consagração final veio com a medalha de ouro de Samuel Wansiru na maratona masculina.

Astro

AFP

Samuel Wansiru

O queniano de 21 anos conquistou a primeira medalha de ouro olímpica na maratona para o Quênia em 2h06min32s, novo recorde olímpico.

Curiosidade

AP

Insólito

Nascido em 1971, Phillip Boit foi o primeiro queniano a disputar as Olimpíadas de Inverno. Ele competiu no esqui em 1998, e retornaria em 2002 e 2006.

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: