UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Cuba

Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
28º 2 11 11 24
Posição Ouro Prata Bronze Total
16º 65 53 52 170
Capital
Havana
Idioma
Espanhol
Área do território
110.860 km2
População
11,4 milhões
Forma de governo
República de partido único
PIB*
US$ 45,1 bilhões
Moeda
Peso cubano
Posição no IDH**
51º (0,838)

Falta de investimentos tira ouros de Cuba no boxe

Uma campanha muito aquém daquelas protagonizadas por Cuba nos últimos 30 anos. Foi o que se viu em Pequim, quando a ilha de Fidel levou apenas dois ouros para casa, e nenhum deles oriundos do boxe. Com exceção da prata conquistada na final do beisebol - numa amarga derrota para a Coréia do Sul -, todas as outras medalhas cubanas vieram de conquistas individuais em esportes como o boxe, o atletismo, a luta greco-romana e o judô.

Mesmo sem ouros, a equipe de boxe surpreendeu ao voltar para casa com 4 pratas e 4 bronzes. Isso porque a seleção cubana foi a Pequim apenas com lutadores novatos e sem títulos expressivos no esporte. Em Atenas-2004, Cuba teve um ótimo desempenho no boxe, conquistando medalhas em 8 das 11 categorias, sendo cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze. Outra decepção para a ilha caribenha foi o quarto lugar da seleção feminina de vôlei. As cubanas perderam um disputado confronto com as chinesas e ficaram fora do pódio, algo que não acontecia desde Seul-1988.

Um favorito confirmou sua medalha de ouro cubana e assistiu a uma decepção chinesa. Dayron Robles venceu os 110 m com barreiras, competição marcada pela ausência da maior estrela local, Liu Xiang, lesionado. Com o tempo de 12s93, Robles terminou a prova contrariado, pois ficou a 2 centésimos de bater a marca olímpica, cravada por Xiang.

Apesar de ser um país pequeno, pouco maior que o estado de Pernambuco, e de ter uma economia basicamente agrária, Cuba se caracteriza por priorizar o esporte, a educação e a saúde, principalmente após a Revolução de 1959. O investimento cubano no esporte fez com que o país se tornasse uma potência no quesito, tendo resultados olímpicos melhores que nações mais ricas e desenvolvidas como Canadá, Dinamarca e Espanha.

A maior das ilhas do Caribe, Cuba começou a investir pesadamente no esporte somente com a chegada de Fidel Castro ao poder. Antes de 1959, os cubanos tinham apenas 12 medalhas, sendo 5 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze. Entre Londres-1908 e Roma-1960, o país conquistou apenas a medalha de prata na classe Star da elitista vela. Após "la Revolución", a política cubana mudou, o esporte passou a ganhar investimento, mesmo com o embargo econômico feito pelos EUA, mas o efeito olímpico só viria em Munique-1972, quando o país voltou a ganhar uma medalha de ouro após 68 anos.

A partir de 1976, Cuba passou a figurar sempre entre os dez melhores colocados no quadro de medalhas, exceção feita obviamente a Los Angeles-1984 e Seul-1988, quando boicotou as edições por razões políticas. O país só deixou o top 10 em Atenas-2004, quando o regime sentiu fortemente a falta do apoio soviético, dissolvido na década anterior. Os cubanos ainda enfrentavam várias deserções de atletas seduzidos pelas promessas de uma boa remuneração.

Penúltimo país americano a abandonar a escravidão, Cuba foi o primeiro a adotar o socialismo na região. Isolada politicamente pelos EUA (é o único país latino-americano a não ter direito de voto na OEA, Organização dos Estados Americanos), Cuba recebe atualmente ajuda financeira da Venezuela de Hugo Chávez e aproveita a onda de esquerdistas no poder na América Latina (Bolívia, Equador, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Nicarágua também têm presidentes vindos de partidos de esquerda).

Astro

EFE

Dayron Robles

Favorito nos 110 m com barreiras, o cubano levou o ouro com cara de decepção por não conseguir bater o recorde olímpico de Liu Xiang

Curiosidade

AP

Só eles

As únicas medalhas do país na natação foram obtidas nos 100 m costas com a prata de Rodolfo Cabrera e o bronze de Neisser Bent (f) em 1996

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: