UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
EFE
Cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos da história, em Atenas, 1896
Pôster
Reprodução
Medalha
Ficha
Quando:
06/04/1896 a 15/04/1896
Países participantes:
14
Total de atletas:
241 (todos homens)
Participação do Brasil:
não participou
Total de modalidades:
9
Total de medalhas distribuídas:
122

Sonho de Cobertin é realizado com ajuda dos idealizadores gregos

A Grécia, terra das primeiras Olimpíadas - que ocorriam na cidade de Olímpia desde o século 8 a.C.- recebeu também os primeiros Jogos da Era moderna, em 1896. Depois de 1.500 anos sem a realização dos eventos de Olímpia, o renascimento dos Jogos começou a se tornar realidade em junho de 1894, na Universidade de Sorbonne, na França.

O sonho de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, de reviver a Olimpíada agradou aos representantes de um congresso de educação e pedagogia, realizado no dia 23 de junho de 1894. Alguns gregos que estiveram presentes disseram ao Barão que seu país estaria disposto a ser a sede da primeira Olimpíada moderna.

Para unificar as diferentes disciplinas esportivas e promover a realização dos Jogos Olímpicos entre atletas amadores a cada quatro anos, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na Grécia antiga, Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional.

Com o projeto do primeiro evento pronto, o passo seguinte foi a viabilização dos Jogos. Sem apoio político do primeiro-ministro grego Charilos Tricoupis, a Grécia sofreu para organizar as competições. Tanto que outras cidades se oferecem para executar a empreitada de Coubertin. Entre elas, Budapeste, na Hungria, Estocolmo, na Suécia, e Paris, na França.

Com financiamento de milionário, Atenas realiza os Jogos

Em 1895, no entanto, Tricoupis foi demitido do cargo. Com parte do problema resolvido, a segunda tarefa dos organizadores dos Jogos foi buscar apoio financeiro. Com a Grécia falida, a única saída encontrada foi aceitar a ajuda de um milionário membro da comunidade grega de Alexandria, no Egito. O arquiteto Giorgios Averoff bancou a reformulação do centro de Atenas e a construção de alguns locais para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Finalmente no dia 6 de abril de 1896, cerca de 60 mil espectadores assistem à inauguração dos Jogos, com a presença do rei da Grécia, George 1º. O estádio, construído em mármore branco no pé da Acrópole, foi levantado em um ano e meio.

Participaram 14 países e 241 atletas na primeira edição de Olimpíada. A abertura dos Jogos foi feita no domingo de Páscoa, no Panatinaico.

Os Estados Unidos, que não enviaram uma representação oficial, foram os maiores vencedores dos Jogos. Com a maioria dos integrantes da equipe da Associação Atlética de Boston, os norte-americanos ganharam 11 provas. Só no atletismo, foram nove vitórias em 12 competições. James Connolly venceu a prova de salto triplo e consagrou-se como o primeiro campeão olímpico.

Compartilhe: