UOL Olimpíadas 2008 Façanha
 
17/08/2008 - 17h00

Em sua prova predileta, Bolt surpreende mito Michael Johnson

Bruno Doro

Em Pequim (CHN)

“Eu não acho que ele vai quebrar o meu recorde mundial em Pequim”. A frase é de Michael Johnson, que às 11h30 desta quarta-feira deixou de ser o homem mais rápido do planeta a correr os 200 m. O responsável por calar a boca do mito americano é o mesmo que assustou o mundo no último sábado, ao correr os 100 m em 9s69, com braços abertos e postura relaxada nos últimos 20 metros.

Usain Bolt completou nesta quarta-feira a maior performance em pistas de atletismo dos últimos anos. Com o estádio do Ninho de Pássaro, em Pequim, em silêncio total, ele correu 200 metros em 19s30. A marca é dois centésimos mais veloz que a do antigo recordista mundial, Johnson. O mesmo que, em uma entrevista coletiva, horas antes da final, disse que “Bolt não tinha resistência suficiente para manter seu sprint por toda a prova”.

O que as pessoas que foram ao Ninho viram, porém, foi bem diferente. Mais compenetrado do que nos 100 m, como que para provar uma tese, Bolt correu toda a prova com seriedade. Com 150 metros, já era estava disparado na frente da concorrência. Mas continuou acelerando. Na chegada, fez o movimento de impulsão do corpo para frente, como os velocistas fazem em chegadas apertadas. Ele estava correndo contra Michael Johnson.

Anja Niedringhaus/AP

[legendafoto.plain.html_reserved]

Bolt: 2 ouros, 2 recordes mundiais

“Esse recorde mundial, essa prova, tudo é muito especial. Eu amo os 200 m. É algo que começou quando eu tinha 15 anos e fui o mais jovem da história a conquistar o título mundial júnior. Daquele dia em diante, os 200 m viraram a minha prova, aquela que eu guardo com mais carinho”, reconheceu Bolt.

A lenda norte-americana, em nenhum momento, foi desrespeitosa com o jamaicano. Membro da Iaaf (federação internacional de atletismo), Johnson admitiu sua admiração. “A vitória nos 100 m foi o feito mais impressionante no atletismo que eu presenciei em toda a minha vida. Eu esperava que ele vencesse. Não esperava que ele fizesse o que fez”.

A frase que pode ter impulsionado Bolt a chegar definitivamente ao Olimpo do atletismo, porém, foi outra: “Eu não ficaria surpreso ou chocado se ele batesse o meu recorde, mas acho que não acontecerá aqui. Para correr em 19s30 (exatamente o tempo marcado por Bolt na final) é preciso correr a curva melhor e manter a velocidade por mais tempo”.

Correr a curva mais rápida? Manter velocidade por mais tempo? Bolt não mostrou fragilidade em nenhum segundo dos 19s30 da prova. Sim, na curva ele estava no bolo de corredores, mas na entrada da reta ele mostrou por que é especial. Em uma das provas mais rápidas do atletismo, ele ficou cinco décimos de segundo à frente de seus concorrentes.

Johnson já previa que o resultado do fenômeno Bolt seria ter seu nome deslocado para segundo plano. “Quando ele juntar a velocidade que tem, com a qual consegue destruir qualquer pista, com a resistência, eu posso beijar meu recorde e dizer adeus”, disse. O norte-americano só não previa que isso aconteceria tão cedo.

Compartilhe: