UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arquivo Folha
O cabo-de-guerra era uma das provas em 1912 e teve os suecos como medalhistas de ouro
Pôster
Reprodução
Medalha
Reprodução
Ficha
Quando:
05/05/1912 a 22/07/1912
Países participantes:
28
Total de atletas:
2407 (masc: 2359 fem: 48)
Participação do Brasil:
não participou
Total de modalidades:
15
Total de medalhas distribuídas:
310

Suécia ganha elogios por Olimpíadas e consegue internacionalizar o evento

Estocolmo foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 1912 no congresso do Comitê Olímpico Internacional, em Berlim, no dia 18 de maio de 1909. Única candidata à sede, a cidade sueca correspondeu às expectativas, promoveu uma competição organizada e realizou a mais brilhante edição até então.

Sem nenhuma exposição comercial paralela ao evento, como em Paris-1900, Saint Louis-1904 e Londres-1908, a Olimpíada foi disputada em menos de três meses e teve um alto nível de competitividade. Com a participação de 2407 atletas de 28 países (recorde até então), os Jogos de Estocolmo-1912 tiveram 14 esportes no programa - a edição anterior contou com 22 esportes, em sua maioria já extintos.

Para abrigar as principais provas do atletismo, os suecos construíram um estádio Olímpico que mais lembrava uma fortaleza medieval, com seus tijolos de cor cinza-vulcânica. Com capacidade para 32 mil espectadores, o estádio foi planejado pelo arquiteto Torben Grut.

A boa impressão deixada por Estocolmo é vista por alguns especialistas como a grande responsável por manter aceso o movimento olímpico mesmo após a Primeira Guerra Mundial. Destruída, a Antuérpia foi o palco de 1920 sonhando em poder repetir os feitos dos Jogos suecos.

Os cinco continentes

As Olimpíadas de 1912 tornaram-se também a primeira a contar com representantes de todos os cinco continentes: Europa, América, Ásia, África e Oceania.

No meio das disputas, os organizadores inovaram ao promover uma competição artística, com provas de literatura, música, pintura e arquitetura. O vencedor da literatura foi um certo Georg Horrod, que nada mais era que um pseudônimo do próprio Barão de Coubertin. Essas provas, porém, não valiam medalhas.

Outra novidade em Estocolmo foi a cronometragem eletrônica, utilizada pela primeira vez nas Olimpíadas. Foi também na capital sueca que surgiu um novo esporte, o pentatlo moderno, mescla de cinco modalidades: tiro, natação, esgrima, hipismo e uma corrida de 4.000 m, de onde sairia o "atleta perfeito". Esta Olimpíada foi também pioneira no sistema de som, instalado nas pistas e ginásios e até em algumas ruas.

A natação feminina entrou pela primeira vez nas Olimpíadas, tornando irreversível a participação das mulheres nos Jogos. O número de atletas do sexo feminino subiu de 37 para 48.

O encerramento dos Jogos de Estocolmo foi feito com um grande banquete de confraternização. O Barão de Coubertin, presidente do COI, satisfeito com o sucesso na organização, anunciou que gostaria de repetir o espetáculo em Berlim, em 1916. Porém, com a Primeira Guerra Mundial, o desejo de Coubertin precisou ser adiado. As Olimpíadas só voltaram em 1920 e ainda na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Em Berlim, os Jogos só foram realizados em 1936.

Compartilhe: