UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Mark Spitz (EUA)

Com uma performance incrível na natação, o norte-americano Mark Spitz é considerado até hoje como o atleta com o melhor desempenho em uma única edição de Olimpíadas. Em Munique-1972, Spitz conquistou sete medalhas de ouro e quebrou o recorde mundial em todas as provas que venceu.

Spitz começou a fazer história nos 200 metros borboleta. O norte-americano venceu com o tempo de 2min00s70. No mesmo dia, venceu o revezamento 4 x 100 metros livre. No dia seguinte, ficou com o ouro nos 200 metros livre ao bater o compatriota Steven Genter.

A quarta medalha de ouro e o quarto recorde foram conquistados nos 100 metros borboleta, com o tempo de 54s27. Algumas horas depois, o incansável Spitz faturou sua quinta medalha de ouro no revezamento 4 x 200 metros livre, com a marca de 7min35s78.

Na penúltima prova que disputou, os 100 metros livres, Spitz teve pela frente seu principal rival, o americano Jerry Heidenreich, que estava descansado. Spitz superou o cansaço e o inimigo, ficando com o sexto ouro. Finalmente, na última prova, o revezamento 4 x 100 metros medley, Spitz venceu com a equipe dos os Estados Unidos em 3min48s16.

Como outros judeus presentes na Vila Olímpica, Spitz deve que abandonar o local como medida de segurança após o incidente entre terroristas palestinos e a delegação israelense.

O nadador norte-americano entrou também para a história como o precursor dos atletas marketeiros. Durante a premiação dos 200 m livre, foi para o pódio com par de tênis nas mãos, exibindo o claramente seu patrocinador. Pouco depois, fez um comercial para um fabricante de creme de barbear, tirando seu famoso bigode na TV.

Nascido na cidade californiana de Modesto, ele despontou para o mundo aos 17 anos ganhando cinco ouros no Pan de Winnipeg, em 1967. Esperava-se que iria repetir o desempenho na Olimpíada de 1968, mas a altitude e o oxigênio rarefeito da Cidade do México prejudicou seu desempenho.

No mesmo ano de 1972 se aposentou das piscinas. Mas em 1991, após o diretor de cinema Bud Greenspan lhe ofereceu US$ 1 milhão para que ele tentasse se classificar para disputar para os Jogos de Barcelona, em 1992. Aos 41 anos, Spitz tentou várias vezes mas não conseguiu atingir o índice exigido pelo federação de seu país.

Folha Imagem

O nadador no vestiário

Outros destaques
Guerra muito fria
  • O slalom fez sua estréia na canoagem, com quatro eventos, todos vencidos pela Alemanha Oriental. Os alemães-ocidentais gastaram US$ 4 milhões para construir um rio artificial, para garantir as medalhas. No entanto, um ano antes, os alemães do leste foram ao local, estudaram as instalações e construíram uma réplica do outro lado do muro.


  • Virada nos acréscimos
    • A final do basquete, entre EUA e URSS, terminou em confusão. Os EUA, invictos nos Jogos, monopolizando os ouros (62 vitórias consecutivas), pensaram que já tivessem vencido por 50 a 49 quando o juiz brasileiro Renato Righetto o encerrou. Os juízes de mesa, porém, notaram que faltava ainda três segundos. Os soviéticos aproveitaram o tempo, e Belov fez a cesta da vitória por 51 a 50. Os EUA se recusaram a receber a prata.

Compartilhe: