UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Tênis

Toby Melville/Reuters

Pódio em Pequim contou com González, Nadal e Djokovic

Confira o desempenho dos brasileiros

26/08/2008 - 11h21

Com ouro de Nadal, disputa por reinado do ranking dá brilho ao tênis em Pequim

Do UOL Esporte

Em São Paulo

O tênis olímpico viu uma disputa diferente nesta edição dos Jogos em Pequim. A briga particular entre Rafael Nadal e Roger Federer pelo topo do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) garantiu a presença dos melhores tenistas do circuito, apesar de o evento ocorrer no período de preparação para o Aberto dos Estados Unidos. Além disso, outra coisa que atraiu os atletas foram os 400 pontos livres no ranking dado ao vencedor do torneio.

AFP
Nadal conquistou o primeiro ouro da Espanha no tênis na história dos Jogos
VEJA COMO NADAL LEVOU O OURO

Rafael Nadal chegou a Pequim com o primeiro lugar do ranking da ATP garantido, confirmado no dia18 de agosto. Sem esse peso nas costas, o espanhol teve uma caminhada tranqüila para dar o primeiro ouro a seu país no tênis.

Em contrapartida, o suíço Roger Federer não reencontrou o seu melhor desempenho e ficou no meio do caminho no torneio de simples, facilitando a vida de Nadal. Ele perdeu para o norte-americano James Blake nas quartas-de-final.

No percurso até chegar ao ouro, Nadal passou pelo italiano Polito Starace, o australiano Lleyton Hewitt, o russo Igor Andreev, o austríaco Igor Melzer, o sérvio Novak Djokovic e, na final, bateu Fernando González, do Chile. O espanhol perdeu apenas dois sets: um para Starace na estréia e outro para Djokovic na semifinal.

Com a eliminação no torneio de simples, a conquista do ouro nas duplas virou uma questão de honra para o suíço Roger Federer. E foi isso que se viu em quadra. O ex-número 1 do ranking da ATP jogou com uma raça que lhe é rara atualmente, com muita vibração após cada ponto.

Ao lado de Stanislas Wawrinka, Roger Federer passou pelos italianos Simone Bolelli e Andreas Seppi, os russos Dmtry Tursunov e Mikhail Youzhny, os indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes, os temíveis irmãos Bob e Mike Bryan, dos Estados Unidos, e, na final, bateram os suecos Simon Aspelin e Thomas Johansson.

O bronze de simples ficou com o sérvio Novak Djokovic, após bater o norte-americano James Blake. Nas duplas, o terceiro lugar ficou com os irmãos Bob e Mike Bryan. Eles venceram a disputa com os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra.

A Espanha tinha seis medalhas de prata e três bronzes no tênis olímpico, enquanto a Suíça tinha apenas um ouro, conquistado por Marc Rosset, em 1992-Barcelona.

Com a ausência da sérvia Ana Ivanovic, a Rússia tomou conta do tênis feminino em Pequim. Apesar de não contar com Maria Sharapova, as russas alcançaram ouro, prata e bronze nesta edição das Olimpíadas.

Dinara Safina e Elena Dementieva fizeram a grande final, enquanto a chinesa Na Li e Vera Zvonareva disputaram a medalha de bronze. Dementieva bateu a compatriota por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 7-5, 6-3. Zvonareva também venceu e fechou o pódio russo.

Washington Alves/Divulgação/COB
O Brasil só avançou em Pequim na disputa de duplas, com Marcelo Melo e André Sá
VEJA AS CHAVES DA MODALIDADE
Brasil segue com derrotas na estréia

Os brasileiros não conseguiram desempenhar um bom papel nas Olimpíadas de Pequim. Desde os Jogos de Sydney-2000, o Brasil não consegue avançar da primeira fase do torneio de simples. Na ocasião, a delegação contava com Gustavo Kuerten em boa forma, que chegou às quartas-de-final, eliminado pelo então campeão Yevgeny Kafelnikov. Desta vez, Thomaz Bellucci e Marcos Daniel não passaram da estréia.

Em Atenas-2004, os brasileiros Gustavo Kuerten e Flávio Saretta foram eliminados na estréia. Guga perdeu do campeão daquela edição: Nicolas Massú; e Saretta foi derrotado por Andy Roddick. O mais perto que o Brasil chegou foi com Fernando Meligeni, em Atlanta-1996. Ele disputou a medalha de bronze com o indiano Leander Paes, mas acabou perdendo.

Nas duplas, André Sá e Marcelo Melo chegaram às oitavas-de-final. Em Sydney-2000, André Sá também avançou de fase, ao lado de Flávio Saretta, mas perdeu na seqüência da competição.

Em Pequim, Melo e Sá conseguiram uma boa vitória no primeiro jogo, diante dos tchecos Radek Stepanek e Tomas Berdych. Eles saíram perdendo o confronto, mas alcançaram a virada e fecharam a partida por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 6-2, 8-6.

Na seqüência da competição, porém, a dupla não se deu bem e parou nas oitavas-de-final. Em uma chave difícil, eles pegaram os veteranos Leander Paes e Mahesh Bhupathi. Os indianos venceram a partida por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2, e eliminaram os brasileiros das Olimpíadas.

Estreante nos Jogos, o gaúcho Marcos Daniel também não conseguiu um bom desempenho. O tenista perdeu logo na primeira rodada para o austríaco Jurgen Melzer, por 2 sets a 1, com parciais de 7-6, 1-6 e 6-8.

O sonho olímpico também durou pouco tempo para Thomaz Bellucci. O brasileiro enfrentou o eslovaco Dominik Hrbaty na estréia em Pequim e perdeu. Apesar de acertar bons saques e começar vencendo a partida, o brasileiro permitiu a virada do adversário e foi derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-2.

Com estes resultados, o Brasil terminou mais uma participação nos Jogos sem medalha no tênis. Na história da competição, o País nunca subiu ao pódio nesta modalidade olímpica.

Compartilhe: