UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Thiago Pereira

"Estou satisfeito com meus resultados. Me esforcei bastante e dei o melhor de mim. Valeu esse quarto lugar."

Data de nascimento
26/01/1986
Local de nascimento
Volta Redonda (RJ)
Residência
Belo Horizonte (MG)
Peso e altura
77 kg / 1,86 m
Provas
200 m e 400 m medley e 4 x 200 m livre
Participação em Pequim
4º no 200 m medley e 8º no 400 m medley

Thiago Pereira chegou a Pequim como o nome mais badalado do país, após a consagração nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O nadador, que se via distante do novato que estreou em Atenas, já havia feito história ao pôr o Brasil de volta entre os melhores do mundo no nado medley, sua especialidade, o que não acontecia desde a conquista da prata de Ricardo Prado em Los Angeles-1984.

Após a quinta colocação nos 200 m medley na Grécia e o modesto 17º lugar nos 400 m do estilo, as expectativas para a segunda Olimpíada apontavam para o pódio. No entanto, na final dos 200 m medley, a prova na qual tinha mais chances de medalha em Pequim, Pereira terminou na quarta colocação, chegando a assumir a terceira posição em uma das parciais. O nadador fez o tempo de 1min58s14 e não teve chances frente ao fenômeno norte-americano Michael Phelps, que bateu o recorde mundial da prova com 1min54s23.

Nos 400 m medley, o nadador brasileiro também melhorou sua colocação em relação a Atenas, terminando a prova na oitava posição, com o tempo de 4min15s40. Phelps bateu com folga o recorde mundial da prova, que já lhe pertencia, e cravou 4min03s84 para conquistar a primeira medalha de ouro da natação.

Pereira já havia feito um primeiro duelo com o supercampeão no GP do Missouri, no início do ano. Ficou a quase 4s de Phelps na disputa dos 400 m medley, em que levou a prata. Nos 200 m, venceu a prova, com a facilidade de não ter o rival na piscina.

No ano passado, Thiago Pereira ganhou fama no âmbito nacional ao abocanhar oito medalhas, das quais seis ouros, no Pan em casa. Mas mesmo antes da competição começar, ele já tinha cinco índices olímpicos: 200 m peito, 200 m livre, 200 m costas, e 400 m medley (além do revezamento 4x200 m, ainda sem equipe definida).

Pereira venceu os 400 m medley com recorde pan-americano, 4min11s14. Fez parte da equipe que desbancou os EUA no 4 x 200 m livre para levar o segundo ouro, que se somou a outros quatro: 200 m medley, 200 m costas, 4 x 100 m livre e 200 m peito. A sexta vitória trouxe um novo recorde: superou a marca de cinco ouros que pertencia ao lendário norte-americano Mark Spitz, que ganhou cinco no Pan de 1967, em Winnipeg. Além disso, Thiago superaria Djan Madruga (dono de três pratas e três bronzes no Pan de San Juan-1979) em número de medalhas.

Em piscina curta, Thiago também se destacou no ano passado e espantou de vez as críticas do Mundial de Xangai de 2006, quando o então campeão mundial dos 200 m medley nem chegou às finais da prova. Na etapa da Copa do Mundo de Berlim, na Alemanha, o nadador não apenas levou três medalhas de ouro, mas também quebrou o recorde mundial de sua principal prova, com 1min53s14. A alegria do brasileiro, no entanto, durou pouco, já que no mês seguinte o húngaro Lazslo Cseh lhe tomou o recorde.

Em prévia do duelo que travaria com Phelps em Pequim, Thiago competiu ao lado do norte-americano em fevereiro no GP do Missouri, nos EUA, como parte de seu treinamento. Nos 400 m medley, o brasileiro ficou com a prata a quase quatro segundos atrás do rival, que levou o ouro. Nos 200 m do estilo, sem Phelps, venceu a final. No medley, Thiago leva vantagem no nado peito, e é no crawl (livre) em que mais sofre desvantagem frente ao norte-americano.

Thiago Pereira começou no esporte ainda garoto, no Clube dos Funcionários de Volta Redonda, sua cidade-natal. Sua primeira medalha, de bronze, veio aos 12 anos de idade, em uma competição local. Seus bons resultados chamaram a atenção dos treinadores do Minas Tênis Clube que o levaram para Belo Horizonte em 2001. Já no ano seguinte, o nadador representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos e ganhou a medalha de ouro nos 200 m peito.

>