UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Tatiana Lemos

A nadadora brasileira não chegou às finais em Pequim, apesar de quebrar recordes sul-americanos nas disputas do revezamento

Data de nascimento
10/12/1978
Local de nascimento
Brasília (DF)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
61 kg / 1,68 m
Provas
4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley
Participação em Pequim
10º no 4x100 m medley e 13º no 4x100 m livre

Dona de uma medalha de prata e três de bronze em Jogos Pan-Americanos, Tatiana Lemos participou de sua segunda Olimpíada. Única nadadora brasileira a participar de duas provas de revezamento em Pequim, Tatiana ajudou o Brasil a bater o recorde sul-americano nas provas do 4 x 100 m livre, com 3min42s85, e do 4 x 100 m medley, com 4min02s61.

Mesmo com o bom desempenho, a equipe brasileira ficou de fora das finais, terminando na décima posição do estilo medley e na décima terceira colocação do livre.

Em Atenas-2004, ela formou o quarteto brasileiro dos 4 x 100 m com Renata Burgos, Receba Gusmão e Flávia Delaroli, quando a equipe brasileira ficou em 11º, estabelecendo o novo recorde sul-americano. Depois, as duas primeiras foram suspensas por doping. Em 1999 em Winnipeg, Tatiana teve sua melhor participação em um Pan, conquistando três medalhas de bronze, todas em provas de revezamento.

A nadadora quase ficou fora do grupo que foi para os Jogos Olímpicos de Atenas. Sua vaga veio apenas com a exclusão de Julyana Kury, flagrada em um exame antidoping. Nascida na capital federal, Tatiana foi criada na Paraíba, e defendeu o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, antes de ir para o Pinheiros, de São Paulo, onde treina atualmente.

Tatiana foi a única do grupo que não disputou também provas individuais. A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) permite a convocação de apenas dois nadadores nesta condição. Uma vaga foi reservada para Tatiana e a outra ficou com Fernando Silva.

A nadadora é detentora do recorde sul-americano dos 100 m livre e também tentou a vaga nesta prova, mas ficou um décimo acima do índice – fez 55s34, enquanto o tempo mínimo para a Olimpíada é de 55s24.