UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 23h54

Pereira amarga 4º lugar nos 200 m medley em sexto ouro de Phelps

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O brasileiro Thiago Pereira amargou a quarta colocação nos 200 m medley dos Jogos Olímpicos de Pequim nesta quinta-feira (horário de Brasília) com o tempo de 1min58s14. Já o norte-americano Michael Phelps levou o sexto ouro nos Jogos com direito a mais um recorde mundial (1min54s23).

AP Photo/Thomas Kienzle
Ao lado de Lochte, brasileiro Thiago Pereira confere seu resultado no placar
EFE/Lavandeira jr.
Phelps (d) e Lotche demonstram cansaço após a chegada da prova no Cubo d'água
O QUE VOCÊ ACHOU DO RESULTADO?
DISPUTAS NO CUBO D'ÁGUA
PERFIL DE THIAGO PEREIRA
CIELO QUEBRA RECORDE OLÍMPICO
PERFIL DE CÉSAR CIELO
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
Na saída da piscina, Pereira ainda tentou disfarçar o descontentamento. "Não estou conseguindo nem ficar em pé", disse o brasileiro, abatido e cansado. "Estou satisfeito com meus resultados. Me esforcei bastante e dei o melhor de mim. Valeu esse quarto lugar."

Ao norte-americano soberano da prova, Pereira ainda fez elogios. "Ele [Phelps] vai ser mesmo o grande nome das Olimpíadas, conquistou seis ouros nas seis provas que disputou. Tem que dar os parabéns para ele", disse ao Sportv. Com mais essa vitória, Phelps se mantém invicto na meta de bater o recorde de medalhas de ouro em uma edição dos Jogos, que pertence ao seu compatriota Mark Spitz (Munique-1972).

Outro norte-americano, Ryan Lochte, sentiu o cansaço da final dos 200 m costas, que venceu com recorde mundial minutos antes, e cedeu a medalha de prata a Laszlo Cseh. O húngaro bateu em segundo com 1min56s52, apenas um centésimo abaixo de Lochte, que levou o bronze com 1min56s53.

O forte desempenho dos finalistas da prova assustou Fernando Vanzella, técnico de Pereira. "A evolução dos tempos nesta Olimpíada é impressionante", analisou.

Fora do pódio, Thiago Pereira não conseguiu sequer superar seu melhor tempo na final, 1min57s79, que é recorde sul-americano. Com isso, frustra as previsões de medalha olímpica após o sucesso obtido nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Se no torneio continental Pereira conquistou oito medalhas, das quais seis de ouro, o brasileiro se despede de Pequim com uma participação discreta. Com o oitavo lugar nos 400 m medley e o quarto nos 200 m quatro estilos - esta considerada sua principal prova -, o nadador pouco melhora o resultado conquistado em Atenas-2004, quando foi o quinto colocado nos 200 m medley.

Sobre os próximos desafios após a Olimpíada, Thiago diz que não tem nenhum calendário definido. "Ainda não sei o que vou fazer. Eu sei que tenho mais uma competição este ano", afirmou.

Compartilhe: