UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Satiro Sodré/CBDA
De reserva da equipe, Fernando passou a titular

Fernando Silva

“Ficar a um centésimo de uma Olimpíada é muito difícil. Agora, só daqui a quatro anos”, disse o reserva, antes de virar titular do time

Data de nascimento
07/04/1986
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
84 kg / 1,97 m
Provas
4 x 100m livre (reserva)
Participação em Pequim
Eliminatórias - desclassificados

O caminho para a vaga olímpica foi um grande desafio de Fernando Silva. Após conquistar a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, em piscina curta (25 metros) em março deste ano, em São Paulo, o brasileiro ficou a quase dois segundos do índice olímpico. Nos 100 m borboleta, o seu tempo foi de 54s61, mas o carioca precisava fazer um tempo abaixo dos 54s76 para se classificar aos Jogos Olímpicos.

O nadador carioca chegou a vencer os 100 m borboleta no Grand Prix dos Estados Unidos, na etapa de Stanford, na Flórida, com um tempo de 54s81. Ainda acima do índice, ele só tinha mais uma chance, no Troféu Maria Lenk, em maio deste ano, para baixar seu tempo.

Na última seletiva, porém, tudo parecia perdido. O atleta ficou um centésimo de segundo acima do quarto melhor tempo dos 100 m livre. Fernando saiu da piscina desolado. "Essa seletiva foi a mais difícil que já participei. Agora, só daqui a quatro anos", lamentou.

A surpresa veio na hora da chamada dos atletas para a foto oficial da delegação brasileira das Olimpíadas-2008. Foi aí que Fernando ficou sabendo da convocação para os Jogos. Ele foi às Olimpíadas como reserva do grupo que compete os 4 x 100 m, que seria composta por César Cielo, Nicolas Oliveira, Rodrigo Castro e Eduardo Deboni.

O sonho olímpico se tornou realidade após uma tomada de tempo com Deboni. Fernando Silva venceu e conquistou a vaga de titular da equipe do revezamento. Nas águas do Cubo d'Água, porém, o feito virou uma desclassificação. Terceiro a nadar, ele entregou ao quarto nadador, Nicholas Santos, e viu o companheiro se adiantar na sua largada e eliminar os brasileiros da disputa.

Juntamente com César Cielo, Eduardo Deboni, Nicolas Oliveira e ainda Thiago Pereira, que nadou as eliminatórias, Fernando Silva conquistou a medalha de ouro no revezamento 4 x 100 m livre no Pan do Rio. Silva também conquistou a medalha de prata na prova dos 100 m medley (prova não-olímpica), em novembro de 2007, durante a quarta etapa da Copa do Mundo de Natação, disputada em Moscou, na Rússia.