UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Allan do Carmo

O baiano de 18 anos fez sua estréia em Olimpíadas, e segundo o presidente da CBDA, ainda pode surpreender

Data de nascimento
03/08/1989
Local de nascimento
Salvador (BA)
Residência
Salvador (BA)
Peso e altura
60kg / 1,68m
Provas
10 km maratona aquática
Participação em Pequim
14º lugar

O brasileiro fez uma prova regular em Pequim, nadando a maratona aquática disputada no Parque Olímpico de Canoagem de Shunyi, distrito de Pequim. Allan do Carmo acabou na 14ª posição, numa prova que teve uma chegada surpreendente do holandês Maarten van der Weijden, anônimo até os 250 m finais de competição. Durante a prova, o brasileiro chegou a ocupar o décimo lugar.

Esta foi a primeira vez que a maratona aquática esteve entre as modalidades da natação olímpica.

Menos badalado do que sua companheira em maratonas aquáticas Poliana Okimoto, Allan, de apenas 18 anos, também chegou aos Jogos Olímpicos de Pequim com uma medalha no peito. Em 2007, ele conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

As boas condições para se praticar a maratona aquática na Bahia favoreceram a entrada e o desenvolvimento de Allan do Carmo na categoria. O jovem de 18 anos começou a nadar aos dois, com a família. Como gostava das provas longas, de fundo, a transição para as maratonas foi natural. Aos 10 anos, ele fez a primeira prova, e não parou mais.

Allan chega para a disputa com boa bagagem. Na temporada 2005-2007, ele foi bicampeão sul-americano juvenil. Em 2006, foi campeão dos Jogos da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana), em Buenos Aires, nos 5 km.

Por seu desempenho em competições internacionais, o atleta ganhou a confiança do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes. "O Allan pode surpreender, porque é um atleta jovem e já vem mostrando muitos bons resultados", afirma.

A classificação para as Olimpíadas veio na terceira chance de garantir vaga. Na primeira, os Jogos Pan-Americanos do Rio, ele precisaria conquistar a medalha de ouro para conseguir a vaga.

Na segunda chance, o mundial de Sevilha, ele ficou na 36ª posição na prova em que apenas os 10 melhores e mais um de cada continente se classificavam. A péssima atuação foi resultado das geladas águas de Sevilha na primavera européia.

No evento teste de Pequim, que dava 10 vagas aos nadadores, ele conseguiu a sexta posição, com a marca de 1h59min13s8, e assegurou seu passaporte para China. Na preparação para os Jogos Olímpicos, Allan do Carmo, venceu a etapa de Vitória do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas.