* Lista de modalidades com atletas confirmados para as Olimpíadas.
Total: atletas
"A conquista do índice serviu como exemplo pra mim. Me concentrei e não me deixei levar pela pressão", disse, antes dos Jogos
Paulista de Limeira, Guilherme Guido parou nas eliminatórias nos Jogos de Pequim. Nos 100 m costas, o brasileiro nadou com o tempo de 54s89, um pouco acima da sua marca pessoal de 54s32, recorde sul-americano obtido neste ano no Rio de Janeiro. Este tempo lhe deu a 18ª colocação, mas apenas 16 passavam para a próxima fase.
Além disso, participou do revezamento 4 x 100 m medley. Ao lado de Felipe Silva, Kaio Márcio e Nicolas Oliveira, ele abriu a prova encerrada pelo Brasil em 3min38s66. O tempo rendeu ao Brasil a 10ª posição, somadas as duas baterias.
Guilherme Guido é o único nadador que integrou a equipe olímpica sem ter participado dos Jogos Pan-Americanos. Mas a confirmação para sua primeira Olimpíada veio na penúltima seletiva brasileira, em março, no Campeonato Sul-Americano, em São Paulo.
Já nas eliminatórias dos 100 m costas, sua principal prova, Guido cravou 54s67 e ficou quase meio segundo abaixo do índice exigido pela Fina para a classificação olímpica. A vaga veio com recorde sul-americano, que antes pertencia a Thiago Pereira, com 54s75.
Só depois da conquista, o nadador revelou que a marca já não era tabu. "Nadei abaixo do índice nos treinos, mas preferi não falar muito e me concentrar. Estou treinando pesado, não descansei, então agora é pensar em melhorar ainda mais. Confirmando a ótima fase, Guido ainda teve que superar problemas de saúde. “Tive um problema nas costas, uma inflamação que tive que tratar. Foi acupuntura, antiinflamatórios... Agora sinto um alívio enorme e uma motivação maior também."
Como preparação, Guido disputou o Mundial de piscina curta em Manchester, na Inglaterra, e fez seus dois melhores tempos da carreira. Nos 50 m costas, superou seu próprio recorde sul-americano, de novembro de 2007 (24s71) e anotou 23s81 nas eliminatórias. Na final dos 100 m do estilo, ele marcou 51s04 e obteve o sétimo lugar, superando um antigo recorde da natação brasileira, que datava de 2000, 52s24 de Alexandre Massura. Na Inglaterra, Guido ainda abriu o 4 x 100 m medley, que ficou em sexto.