UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Satiro Sodré/CBDA
Sakemi participou apenas do 4x100 m medley

Tatiane Sakemi

Mesmo quebrando o recorde sul-americano da prova, com 4min02s61, a equipe brasileira ficou de fora da final.

Data de nascimento
22/03/1986
Local de nascimento
São Caetano do Sul (SP)
Residência
São Paulo(SP)
Peso e altura
53 kg / 1,70 m
Prova
4 x 100 m medley
Participação em Pequim
10ª colocação

Atual dona do recorde brasileiro dos 100 m peito, a nadadora Tatiane Sakemi terminou sua primeira Olimpíada na 10ª colocação, competindo no estilo peito nos 4 x 100 m medley. Em Pequim, Sakemi nadou em 1min10s42. A equipe brasileira ficou de fora da final, mesmo quebrando o recorde sul-americano da prova, com o tempo total de 4min02s61.

Apesar de ter conquistado grande destaque no nado peito no Brasil – derrubando recordes impostos por Patrícia Comini há mais de oito anos – Tatiane ainda ficou longe dos índices olímpicos em sua especialidade. O recorde brasileiro dos 100 m peito (1min11s74) ainda é alto perto do índice (1min09s01). Já seu tempo dos 200 m peito, com 2min33s64 a deixou mais de cinco segundos longe da prova, em Pequim (o índice é 2min28s21).

Tais recordes do nado peito foram quebrados pela nadadora paulista na edição deste ano do Troféu Maria Lenk. No Pan do Rio, a única medalha de Tatiane veio no revezamento 4 x 100 m medley. Com o seu nado de peito, ela contribuiu para o bronze brasileiro, ao lado de Fabíola Molina, Daiene Dias e Rebeca Gusmão.

No clube Pinheiros há três anos, Tatiane guarda na memória o que considera seu maior conselho, de seu ídolo nas piscinas, Flávia Delaroli, também da equipe paulistana. “Eu sempre admirei muito a Flávia. Na primeira vez que fui nadar pelo clube, em Belo Horizonte, ela me disse ‘não respeita ninguém dentro da água’”, lembra Tatiane. “É o que eu tento fazer desde então, nem olho pro lado para não pensar muito se tem alguém na frente”, revela.

A atleta nascida em São Caetano do Sul começou na escolinha de natação aos cinco anos. Depois, ingressou no Clube Círculo Militar, quando começou a competir na modalidade e nas maratonas aquáticas. Na categoria juvenil, Tatiane se mudou para São Caetano do Sul, onde conquistou seu primeiro título paulista.

>