UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Ana Marcela Cunha

"Terminar em quinto não foi ruim. Fui a mais jovem da prova. Ainda tenho Londres (Jogos de 2012) pela frente. Vou estar mais experiente e mais forte."

Data de nascimento
23/03/1992
Local de nascimento
Salvador (BA)
Residência
Santos (SP)
Peso e altura
64 kg / 1,63 m
Provas
Maratona aquática
Participação em Pequim
5º lugar

Aos 16 anos, a baiana Ana Marcela Cunha reforçou seu status como uma das maiores promessas da nova geração aquática do país, com a quinta colocação na maratona aquática em Pequim. Na estréia da modalidade em Olimpíadas, a jovem nadadora brasileira chegou a estar na disputa por medalha durante a prova, ao lado de Poliana Okimoto, que chegou na sétima colocação.

"Foi uma falta de visão nossa, uma querendo ficar na frente da outra, e acabamos perdendo o grupo", admitiu Ana Marcela. "Isso atrapalhou um pouco."

Ana Marcela acompanhou o ritmo das primeiras colocadas até minutos antes do final, mas perdeu contato a poucos metros da chegada e fechou a prova com um tempo de 1h59min36s8.

"Terminar em quinto não foi ruim", disse a novata baiana. "Fui a mais jovem da prova. Ainda tenho Londres (Jogos de 2012) pela frente. Vou estar mais experiente e mais forte."

No Mundial de Sevilha, em maio, a novata obteve a colocação mínima para assegurar a vaga para Pequim, com o 10º lugar entre as mulheres.

"Quando eu saí, não sabia minha colocação, achava que tinha terminado em 12º. Aí comecei a contar as meninas, e quando chegava em 10, contava de novo, porque não acreditei. Até que o pessoal começou a gritar "Décimo, décimo!" e eu mal pude acreditar, foi uma sensação incrível", conta a nadadora.

"Acho que uma coisa que me ajudou foi meu biótipo. Sou um pouco mais forte que a Poliana, e ela sofreu muito com a temperatura da água. Meu percentual de gordura é mais alto, e isso acabou me favorecendo em Sevilha", avaliou a nadadora.

Na semana seguinte ao Mundial, Ana Marcela disputou a última seletiva olímpica, o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Logo nos 800 m livre, Ana superou o índice e anotou 8m50s26 (o índice é 8m53s40) para se classificar ao Mundial Júnior, que será disputado em Monterrey, no México. "Vai ser bom, já vou treinando para Pequim", comemorou a atleta na época.

No Pan do Rio de Janeiro no ano passado, Ana Marcela foi a sétima colocada na prova de 10 km. Mas antes disso, ela já tinha na bagagem o título de campeã brasileira e sul-americana, além do 11º lugar no Mundial de maratona, na Itália. Em 2007, obteve o 26º lugar no Mundial de Melbourne, na Austrália, e foi a sexta colocada na terceira etapa do Circuito Internacional de maratonas, em Portugal.

A nadadora optou por priorizar as águas abertas mesmo depois de conquistar bons resultados nas piscinas, como as vitórias nos 200 m, 400 m e 800 m livre no Multinations 2006, em Atenas. "Sempre gostei de provas longas. Mas é totalmente diferente das provas em piscina. No mar, você tem que observar várias coisas, como as bóias, e tentar se livrar dos choques com os outros atletas", compara.

Foram seus resultados expressivos que levaram a baiana a mudar de cidade, trocando Salvador por Santos, no litoral paulista. Os pais, para não deixá-la sozinha, fecharam uma loja de produtos para animais e acompanharam a filha na mudança. Ana Marcela sempre pôde contar com o apoio incondicional da família. O pai, o seu Jorge, chegou a assinar um termo de compromisso para que a filha participasse de um torneio, já que só eram aceitos atletas com mais de 12 anos.

>