UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

EFE
A bela Flávia se alonga antes de cair na piscina

Flávia Delaroli

"Gosto de pressão. Me motiva e empurra pra frente. Só estar em Pequim não é nada. Tenho que melhorar bastante para repetir uma final"

Data de nascimento
28/12/1983
Local de nascimento
Ipatinga (MG)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
64 kg / 1,75 m
Prova
50 m livre, 4 x 100 m livre
Participação em Pequim
eliminatórias - 22ª

Primeira mulher a se classificar para as Olimpíadas na natação brasileira, a velocista Flávia Delaroli conquistou a vaga para Pequim nas eliminatórias dos 50 m livre dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Nas finais, no entanto, a nadadora ficou atrás de outra brasileira, Rebeca Gusmão, e foi a quarta colocada nos 50 m livre, e bronze nos 100 m. No revezamento 4 x 100 m livre, no entanto, ajudou o Brasil a levar a prata.

Já na China, a mineira não conseguiu passar das eliminatórias dos 50 m livre. A nadadora obteve o tempo de 25s34, e ficou em quinto na sua bateria e no 22º lugar da soma geral. Flávia ficou a 0s17 do seu melhor tempo (25s17), e a 0s20 do recorde sul-americano. Além disso, viu a australiana Cate Campbell, de apenas 16 anos, ser a melhor das eliminatórias (24s20) - o título acabou com a alemã Britta Steffen.

Uma das mais experientes com apenas 24 anos, Flávia despontou em Atenas-2004 quando, aos 20, foi a oitava colocada nos 50 m livre e integrou o quarteto do 4 x 100 m livre, que ficou em 11º. Na prova individual, ela igualou o recorde sul-americano já nas semifinais e, ao lado de Joanna Maranhão, apagou a lacuna de 56 anos do Brasil sem mulheres em uma final olímpica.

Também para Atenas, Flávia conseguiu a vaga olímpica no Pan, em Santo Domingo-2003, quando foi prata nos 50 m livre e bronze no 4 x 100 m. Com isso, melhorou seu desempenho em relação à edição anterior dos Jogos, em Winnipeg-1999, quando subiu ao pódio apenas no revezamento, para o bronze. No ano das Olimpíadas, Flávia seguiu fazendo bons resultados e tornou-se a primeira brasileira a conquistar o ouro em uma etapa da Copa do Mundo, ao vencer os 50 m livre no Rio de Janeiro.

A mineira Flávia descobriu a natação ainda menina, aos cinco anos de idade. Os dois irmãos já praticavam o esporte e os pais também a colocaram na escola. Revelada por um clube de sua cidade natal, aos nove ela já participava de suas primeiras competições, rotina que acabaria abraçando por toda a sua juventude. A nadadora é casada com Caio Cazziolato, ex-jogador da seleção brasileira de basquete.

Na China, no entanto, Flávia carregou o peso de ser a principal velocista do país. Rebeca Gusmão, suspensa após ter sido flagrada em exame antidoping, foi afastada das competições para julgamento. Mas, para Flávia, a responsabilidade já faz parte de sua carreira. "Na verdade, sempre houve só a Flávia. Era sempre só a Flávia na hora da cobrança, de ver o resultado, e foi assim por muito tempo, até que outras meninas começaram a melhorar e ganhar espaço."

>