UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Satiro Sodré/CBDA
Monique (c) não avançou à final no revezamento

Monique Ferreira

"Tomara que eu consiga baixar meu tempo. Sei que preciso fazer 55min baixo para ajudar o Brasil a ir para a final do revezamento"

Data de nascimento
29/06/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Santos (SP)
Peso e altura
52 kg / 1,65 m
Prova
4 x 100 m livre
Participação em Pequim
28º lugar no 200 m livre e 13º no revezamento

Aos 28 anos, Monique Ferreira é uma das veteranas da natação brasileira e vai disputar a prova do revezamento 4 x 100 m, em sua segunda Olimpíada. A nadadora já disputou três Pan-Americanos e no Rio de Janeiro conquistou a prata no revezamento 4 x 100 m livre e bronze nos 200 m livre, tornando-se a maior medalhista brasileira em Jogos Pan-Americanos.

Monique começou a nadar aos três anos de idade, por influência da mãe. Aos sete, passou a disputar as primeiras competições pelo Botafogo, no Rio de Janeiro. Em 1998, foi chamada pela primeira vez para a seleção nacional absoluta.

Logo a nadadora recebeu as primeiras convocações para as seleções de base e trocou o Botafogo pelo Fluminense, por onde permaneceu por dois anos. Em 1998, foi chamada pela primeira vez para a seleção nacional absoluta. No ano seguinte, passou a defender as cores do Flamengo, onde ficou até 2002.

A carioca fez parte da primeira equipe feminina de revezamento brasileira a chegar a uma final olímpica. Com o 4 x 200 m livre de Atenas, as atletas brasileiras quebraram o recorde sul-americano e terminaram na sétima colocação.

Ainda em Atenas, nos 400 m livre, Monique foi eliminada ainda na primeira fase. Depois do baixo desempenho naquela Olimpíada, a nadadora pensou em parar de nadar, mas a paixão pela piscina falou mais alto. Para Pequim, a nadadora não conseguiu índice para suas duas principais provas, os 200 m e os 400 m livre. A melhor prova de revezamento feminino em Atenas, o 4 x 200 m livre – que ficou com o sétimo lugar, também não se classificou para Pequim.

Em Pequim, Monique Ferreira ajudou o revezamento 4 x 100 livre a quebrar o recorde sul-americano da prova (3min42s85). Mas, mesmo assim, as brasileiras não obtiveram vaga para a final.

Apesar de não ter conquistado índice olímpico para a prova individual, Monique voltou a piscina no 200 m livre e cravou o tempo de 2min00s64, dois centésimos abaixo do recorde sul-americano. Porém, a marca foi insuficiente para avançar à semifinal.