UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

AFP
Recordista nos EUA, ele foi à China como reserva

Phillip Morrison

O nadador brasileiro quebrou recordes de mais de 20 anos em etapas do High School norte-americano, ganhando reconhecimento

Data de nascimento
29/12/1984
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Stanford (EUA)
Peso e altura
84kg / 1,89m
Provas
4 x 200 m livre
Participação em Pequim
Eliminatórias - 16º

Phillip Morrison garantiu a vaga como reserva na equipe brasileira que vai disputar os 4 x 200 m livre ao fazer o quinto melhor tempo desta prova no troféu Maria Lenk e custou a acreditar que estava mesmo garantido em Pequim.

“Sinceramente, nem imaginava que tinha essa possibilidade de ser convocado como reserva. Não acreditei quando ouvi chamarem meu nome no microfone. Estou tremendo até agora. A ficha ainda não caiu”, declarou logo após receber a notícia. Para sua surpresa - a segunda - o brasileiro acabou virando titular do revezamento, uma vez que Thiago Pereira abdicou de sua vaga na prova para se poupar.

Mesmo tendo atingido seu objetivo, de cair nas águas do Cubo d'Água como titular, o desempenho do quarteto brasileiro no 4 x 200 m livre não foi bom. O time amargou o 16º e último lugar das eliminatórias com 7min19s54, mais de sete segundos acima do recorde sul-americano obtido pelo país no Pan do Rio (7min12s27).

Nos Estados Unidos, onde reside, Morrison é respeitado pelos recordes históricos que derrubou na única temporada de High School da qual participou, na Lousianna. Além de vencer todas as provas que disputou, foi duas vezes campeão estadual, derrubando os recordes dos 200 m livre, cravado há 26 anos. Já nos 500 m livre, a marca derrubada havia sido atestada há 22 anos. Atualmente o brasileiro estuda na universidade de Stanford.

O atleta brasileiro do clube Pinheiros ainda brilhou nos EUA no Senior Nationals e no Ranking Nacional Top 16 da USA Swimming, além de ter conquistado o Troféu Best Swimming, em 2003.

Phillip gostava de jogar futebol, mas reclamava de dores nas costas devido a uma escoliose. Do médico veio a indicação para a natação e aos 14 anos o atleta já caína na piscina duas vezes por dia. Na universidade de Stanford, onde treina e faz o último ano da faculdade de Ciências Ambientais, Morrison também tem a função de administrar um dos quatro refeitórios da instituição. “É bem legal e ao mesmo tempo um bom aprendizado”, enfatiza.

Seu ídolo no Brasil é Gustavo Borges, por quem tem uma profunda admiração. “Não só por suas conquistas, mas pelo carisma que tem. Cresci vendo o Gustavo nadar e conquistar vários títulos e isso sempre me motivou”, revela.

>