UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

EFE
Meia foi herói e vilão na final da Libertadores

Thiago Neves

Thiago Neves foi reserva e quando entrou, contra a China, marcou dois gols. Porém, ficou marcado mesmo por expulsão

Data de nascimento
27/02/1985
Local de nascimento
Curitiba (PR)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
70 kg / 1,82 m
Posição
Meia
Participação em Pequim
Bronze

O habilidoso meia Thiago Neves começou sua carreira sem muito destaque no Paraná, em 2004. Depois de um ano, assumiu a titularidade e conduziu a equipe à sétima colocação do Campeonato Brasileiro de 2005, quando chegou a vislumbrar a possibilidade de conseguir uma vaga a para a disputa da Copa Libertadores do ano seguinte.

Entretanto, sua performance não fez muito alarde no cenário nacional, mas foi o suficiente para chamar a atenção do Vengalta Sendai, clube da segunda divisão do japonesa. Em 2006, ainda com 21 anos, o paranaense teve sua primeira experiência em uma equipe de fora do país.

Ainda com o passe vinculado ao Paraná, o meia foi contratado pelo Fluminense, clube no qual viveria seu grande momento. No primeiro semestre de 2007, vestindo a camisa 10 da equipe, comandou o Fluminense ao título da Copa do Brasil diante do Figueirense, garantindo ao tricolor carioca a classificação para a Libertadores de 2008.

Sem grandes aspirações no Campeonato Brasileiro, o time de Renato Gaúcho manteve a concentração terminou em quarto na competição nacional. Thiago Neves teve ótimas atuações e foi considerado um dos destaques do Brasileirão. Ao final da temporada, seu nome esteve presente nos noticiários, principalmente por causa de um imbróglio sobre o seu futuro. Paraná, Fluminense e Palmeiras estavam envolvidos na polêmica indefinição sobre qual equipe o meia iria defender em 2008. Após muita discussão, assinatura de pré-contratos e contratos, Thiago permaneceu nas Laranjeiras para a disputa da Libertadores.

No torneio continental, Thiago Neves escreveu definitivamente seu nome na história do clube. Ele levou o Fluminense à final e, no jogo decisivo no Maracanã, quando sua equipe precisava vencer por, pelo menos, dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis, Thiago marcou três vezes. Ele foi o primeiro jogador a marcar três vezes em uma decisão de Libertadores. Porém o time carioca foi superado na decisão de penalidades máximas, sendo que o meia perdeu uma das cobranças.

Thiago Neves marcou dois gols contra a China, mas ficou marcado mesmo pela expulsão diante da Argentina após ter entrado em campo para tentar reverter a derrota que tirou o Brasil da briga pela medalha de ouro.

Mesmo vindo de uma boa campanha na Libertadores, Thiago Neves jamais foi titular do time olímpica. A seleção estreou contra a Bélgica por 1 a 0. Ainda pela primeira fase, goleou a Nova Zelândia e bateu a China. Nas quartas-de-final, o time de Dunga vingou a eliminação de Sydney-00 ao passar por Camarões. Na seqüência, porém, perdeu de 3 a 0 para a Argentina e deu adeus ao ouro.

A medalha de bronze que serviu de consolo à equipe veio com a Bélgica, com uma vitória também por 3 a 0.