UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

EFE
Pelo Brasil, Lucas venceu o Sul-Americano sub-20

Lucas

Lucas foi o homem de confiança de Dunga no setor que o treinador atuou. Assim, foi convocado para o time das Eliminatórias

Data de nascimento
09/01/1987
Local de nascimento
Dourados (MS)
Residência
Liverpool (ING)
Peso e altura
74 kg / 1,79 m
Posição
Volante
Participação em Pequim
Bronze

Depois de Ronaldinho e Anderson, Lucas é a maior revelação das categorias de base do Grêmio nos últimos anos. Sobrinho de Leivinha, ídolo palmeirense da década de 1970, o jogador fez sua estréia pelo clube em 2005 com 18 anos de idade. Suas boas atuações pela equipe renderam convocações para as seleções de base e principal.

Volante que desarma e chega à área adversária, Lucas procura jogar a maior parte do tempo com a cabeça erguida, uma das qualidades que despertaram o interesse dos europeus. A carreira de Lucas no Grêmio começou em 2005, quando o time estava na segunda divisão. Sem muitos recursos financeiros, a solução do técnico Mano Menezes foi apostar na qualidade das categorias de base. O atleta foi fundamental na conquista do título. Pela equipe gaúcha, Lucas também conquistou o campeonato estadual em 2006.

Eleito para a seleção do Campeonato Brasileiro de 2006, as suas boas apresentações o levaram ser convocado para defender a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano, em 2007. Na campanha invicta do Brasil no torneio, Lucas ostentou a faixa de capitão e ergueu a taça, que assegurou vaga no Mundial da categoria e nas Olimpíadas de Pequim. Uma lesão muscular, porém, tirou o volante gremista do Mundial sub-20.

Naquele mesmo ano de 2007, Lucas foi peça importante na campanha do Grêmio vice-campeão da Libertadores. Seu desempenho na competição continental despertou a cobiça de clubes europeus, entre eles o Liverpool, para o qual se transferiu logo após a final do campeonato. No time inglês, Lucas tornou-se o primeiro atleta brasileiro a marcar um gol pela equipe, seu único tento pela equipe inglesa nos 32 jogos que disputou.

Na seleção principal, o volante teve sua primeira oportunidade nos amistosos contra Equador e um combinado do Kuait em outubro de 2006, e a estréia foi diante da equipe asiática, quando entrou no lugar de Dudu Cearense durante o confronto. Porém, até hoje, Lucas ainda não foi chamado para jogos oficiais da seleção principal.

Em Pequim, Lucas foi o “cabeça-de-área” de confiança de Dunga. Foi titular em todas as partidas até a semifinal. Atuou 90 minutos em todas e só deixou o gramado porque acabou infantilmente expulso na semifinal, contra a Argentina. Desta maneira, não atuou contra a Bélgica no duelo que valeu o bronze ao Brasil.

Com Lucas, a seleção estreou contra a Bélgica por 1 a 0. Ainda pela primeira fase, goleou a Nova Zelândia e bateu a China. Nas quartas-de-final, o time de Dunga vingou a eliminação de Sydney-00 ao passar por Camarões. Na seqüência, porém, perdeu de 3 a 0 para a Argentina e deu adeus ao ouro.