UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

Folha Imagem
Zagueiro Breno foi o caçula da seleção em Pequim

Breno

Em pouco mais de um ano, Breno deixou a equipe sub-17 do São Paulo para integrar a seleção brasileira que foi aos Jogos de Pequim

Data de nascimento
13/10/1989
Local de nascimento
Cruzeiro (SP)
Residência
Munique (ALE)
Peso e altura
83 kg / 1,87 m
Posição
Zagueiro
Participação em Pequim
Bronze

Eleito a revelação do Brasileirão-2007 e um dos melhores zagueiros do torneio, ao lado do companheiro de clube Miranda, Breno já arrumou as malas e foi para a Alemanha. Por US$ 18 milhões (cerca de R$ 31 milhões), referente ao valor da multa rescisória do atleta com o São Paulo, o jovem de 18 anos partiu para o Bayern de Munique.

Jogador revelado pelas categorias de base do São Paulo, Breno participou da equipe vice-campeã da Copa São Paulo, em 2007. No mesmo ano, o bom desempenho do zagueiro fez com que ele fosse promovido pelo técnico Muricy Ramalho da equipe sub-17 ao elenco principal.

Entre os profissionais, não demorou muito tempo para o zagueiro ganhar a vaga de titular. A carreira de Breno com a camisa tricolor, entretanto, durou pouco mais de seis meses. Neste curto espaço de tempo, o atleta esteve na campanha da Libertadores de 2007 e ajudou o sistema defensivo da equipe, campeã do Campeonato Brasileiro de 2007, a se tornar o melhor do torneio, com 19 gols sofridos em 38 partidas.

Além do Bayern de Munique, Fiorentina (ITA) e Real Madrid (ESP) também demonstraram interesse no zagueiro e fizeram sondagens ao longo da temporada, mas Breno acabou indo mesmo para o clube alemão, no qual foi o terceiro reforço mais caro do clube na temporada, atrás de Ribéry e Klose.

No jogo que marcou a estréia do ex-zagueiro são-paulino Breno no Campeonato Alemão, o atleta mostrou que é pé-quente, e o Bayern de Munique faturou o título nacional da temporada 2007/2008. Mesmo sem muitas chances no clube, Breno goza de prestígio entre a diretoria, que vê no zagueiro um atleta de futuro. "Jogar as Olimpíadas pode ser uma importante experiência em sua carreira", afirmou Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern.

Pela seleção brasileira, Breno teve poucas oportunidades. Foi convocado apenas uma vez pelo técnico Dunga, na partida contra a Irlanda, em fevereiro de 2008.

Breno foi convocado para ser reserva de Thiago Silva. Mas, na China, não sentou no banco em momento algum. Por conta de uma lesão do então titular durante o amistoso contra o Vietnã, o ex-são paulino ganhou uma oportunidade no jogo de estréia a Olimpíada e não saiu mais do time.

Breno, porém, falhou, junto com os demais integrantes da defesa do Brasil, nos dois gols de Aguero pelas quartas-de-final. Com uma derrota por 3 a 0, o Brasil se despediu da briga pelo ouro inédito. Acabou tendo de se consolar com um bronze, conquistado também com uma vitória por três gols, sobre a Bélgica.