UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Futebol

AP
Aos poucos, Ester ganhou a confiança do técnico

Ester

Pré-convocada para o Pan do Rio-2007, Ester foi cortada e não levou a medalha de ouro. Em Pequim, teve a chance de conquistar a prata

Data de nascimento
09/12/1984
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Santos (SP)
Peso e altura
62 kg / 1,68 m
Posição
Volante
Participação em Pequim
Prata

Estér foi a chamada "carregadora de piano" do Brasil nestas Olimpíadas. Na maioria dos jogos, ela ajudou a seleção no desarme e na intensa marcação no meio de campo. porém, não conseguiu a medalha de ouro, pela qual o Brasil tanto lutou e viu escapar na decisão contra os Estados Unidos, a qual perdeu por 1 a 0 na prorrogação.

Aos poucos, a volante Ester foi conquistando o seu espaço na seleção brasileira. Desde a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo em novembro de 2006, que garantiu vaga ao Brasil para o torneio na China no ano seguinte, sua presença é constante nas convocações do técnico Jorge Barcellos.

Sua presença na equipe, porém, aconteceu de forma gradativa. Nos próprios jogos válidos para a classificação da equipe ao mundial, Ester entrou em algumas partidas. Era uma das 22 jogadoras pré-convocadas para a disputa do Pan-Americano em 2007 e esperava estar entre as quatro atletas que seriam cortadas.

Porém, seu rendimento nas eliminatórias provavelmente agradou a Barcellos, que manteve a atleta no grupo que brilhou na competição ao conquistar o ouro vencendo a seleção dos Estados Unidos por 5 a 0 na decisão. A meio campista continuou tendo chances, embora com menos freqüência, mas seguia sendo observada.

O auge de sua trajetória na seleção aconteceu na Copa do Mundo da China, em 2007, quando mesmo ostentando a camisa número 20, foi alçada à condição de titular da equipe em todos os jogos, roubando a posição da antes titular e experiente Rosana, tendo sido substituída apenas na decisão diante da Alemanha, que venceria o Brasil por 2 a 0.

Até pelo forte grupo que o treinador brasileiro tem em mãos, Ester não tem presença cativa na equipe titular de Jorge Barcellos, mas isso não parece ser problema para a jogadora que sem muito alarde, mas com muito futebol, conquistou seu respeito junto ao elenco e principalmente do treinador.

A paulista que se declara fã de Ronaldinho Gaúcho e Seedorf já treinou no Juventus antes de ser revelada pela equipe do Santos Futebol Clube. Estér ainda teve uma boa passagem pelo Cepe Caxias do Rio de Janeiro, antes de voltar ao clube do litoral paulista, um dos poucos clubes de futebol que ainda mantém uma equipe feminina.